Empreendimentos vão garantir trabalho e renda aos macaenses

15/07/2005 17:36:51 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre) formatou nesta semana mais duas parcerias que irão impulsionar a geração de trabalho e renda na cidade. Além de selecionar a mão de obra, a Semtre, através de sua equipe irá qualificar os interessados com cursos, palestras e treinamentos.

Comungando da mesma filosofia da Semtre, a Petrobras Bacia de Campos apresentou à equipe da Semtre, os novos prédios inteligentes que abrigarão as sedes administrativas da empresa. A petrobras Bacia de Campos quer junto com Semtre garantir a empregabilidade dos trabalhadores de Macaé.

A qualificação desses profissionais foi outro ponto abordado na reunião, que segundo o secretario de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, deverá ser feita em conjunto com a Petrobras.

Para o secretario, a iniciativa da Petrobras vai ao encontro da proposta do prefeito Riverton Mussi que visa qualificar e gerar empregos para a comunidade local. “Assim estaremos quebrando o paradigma de que Macaé não tem mão-de-obra qualificada”, resumiu Bogado. Uma próxima reunião será agendada onde serão definidos o número de vagas, o perfil do candidato e o salário correspondente a cada vaga. “Após essa definição, a Semtre vai buscar o profissional no mercado de Macaé”, disse.

No entanto, o secretario está expandindo as ações de sua secretaria para a atende outros grupos como a terceira idade e os portadores de necessidades especiais. Nesta semana, o presidente do Conselho dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência, Hildemar Miranda esteve reunido com o secretário de Trabalho e Renda oportunidade em que solicitou a qualificação dos portadores de necessidades especiais.

Algumas ações já foram mobilizadas nesse sentido. “Nós já encaminhamos à agência do Ministério do Trabalho em Macaé , um deficiente para trabalhar “, lembra o secretário. Segundo ele, novos contatos serão mantidos para garantir a acessibilidade ao mercado de trabalho dessas pessoas.