Encontro de Capoeira promove a cultura Afro-Brasileira no município

09/10/2015 17:26:00 - Jornalista: Laís Monteiro - Estagiária

Foto: Ana Chaffin

Estudantes e capoeiristas se integraram em evento de valorização da nossa cultura

Os sons do berimbau e maculelê embalou o Encontro de Capoeira da rede municipal, que aconteceu na tarde dessa sexta-feira (9), na Praça Veríssimo de Melo. O evento, organizado pela Secretaria de Educação, envolveu estudantes e capoeiristas com objetivo de integrar os amantes da arte.

Cerca de dez grupos de capoeira do município e alunos das escolas municipais Eraldo Mussi e Aterrado do Imburo participaram da programação que faz parte do Projeto Educarte, da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte. A intenção é ampliar ainda o conhecimento da cultura Afro-Brasileira na rede municipal. Para a orientadora pedagógica, Vânia Cristina Oliveira, assim como toda atividade física, a capoeira beneficia o desenvolvimento motor e promove a interação, “quanto mais eles movimentam o corpo mais neurônios ativam” afirma.

O evento contou ainda com oficinas de maculelê, puxada de rede e grande roda. O aluno da Escola Municipal Aterrado do Imburo, Leandro Paixeco, de 12 anos, diz que se divertiu nas oficinas. “Aprendi a bater no ritmo que o professor me ensinou, peguei rápido”, conta.

Já o secretário de Educação, Guto Garcia, afirma que o encontro é uma forma de promover um resgate da cultura afro-brasileira. “As escolas municipais Neusa Brizola e Leonel de Moura Brizola possuem oficina de capoeira e o nosso objetivo é beneficiar mais escolas com esse serviço”, frisa.

Capoeira - A capoeira apresenta três estilos Angola, Regional e Contemporâneo. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), declarou a roda de capoeira como sendo um patrimônio imaterial da humanidade. De acordo com a organização, a capoeira representa a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão durante os períodos colonial e imperial de nossa história.


Fotos Relacionadas