Encontro de Secretários de Saúde discutiu parcerias

02/05/2005 18:02:36 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Macaé sediou no último final de semana no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho o II Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O evento, realizado pelo Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado-Cosems em parceria com a prefeitura de Macaé, reuniu representantes de 61 prefeituras, do Ministério da Saúde e da Associação dos Prefeitos do Estado de Rio de Janeiro.

Durante dois dias foram discutidas questões complexas relacionadas à saúde pública, como a formação de parcerias entre cidades vizinhas, aspectos jurídicos e a efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário municipal de Saúde, Fernando Diogo, disse que os participantes do II Encontro dos Secretários de Saúde elaboraram um documento com propostas concretas que será levado ao Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, que acontecerá em Cuiabá a partir do próximo dia 10 de maio.

“Nesse evento nacional pretendemos apresentar as propostas da nossa cidade e do nosso estado, pois estamos empenhados na busca de soluções para o estado do Rio de Janeiro na área de saúde”, afirmou o secretário. No sábado, dia 30, os participantes discutiram os aspectos jurídicos relacionados à saúde pública e ao SUS, Sistema Único de Saúde, que prevê o repasse de verbas do Governo Federal aos municípios.

O representante do Ministro da Saúde e Chefe da Divisão de Auditoria do ministério, José Carlos de Moraes, apresentou aos secretários vários modelos de propostas para que as prefeituras possam solicitar verbas ao Governo Federal. Segundo o secretário de Saúde de Macaé, Fernando Diogo, o representante do Ministro Humberto Costa deixou claro que deve haver sempre uma interação entre Ministério, Secretaria Estadual e prefeitura para que se obtenha êxito.

O presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Valter Luiz Lavinas, agradeceu o empenho da prefeitura de Macaé no êxito do evento. Para ele, encontros como este servem para promover uma maior aproximação entre as prefeituras, que podem planejar ações conjuntas na área de saúde.

Além de Macaé, participaram do II Encontro de Secretários Municipais de Saúde representantes de Conceição de Macabú, Carapebus, Rio das Ostras, Iguaba, Quissamã, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Campos, Casemiro de Abreu, Búzios, São João de Meriti, Niterói, Belford-Roxo, Nova Iguaçu, Itaguaí, Mangaratiba, Rio Bonito, Barra Mansa, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cordeiro e Quatis, entre outros.