Encontro discute ampliação de serviços para população de rua

02/07/2015 11:16:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Moisés Bruno

Força-tarefa integra as ações para dar suporte à população de rua

Com o objetivo de ampliar e melhorar os serviços prestados à população em situação de rua em Macaé, representantes de vários órgãos públicos estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (1º), nas dependências da Guarda Municipal.

Como resultado das discussões foi criada uma força-tarefa para integrar as ações já realizadas pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Ordem Pública que irá, na próxima quarta-feira (8), realizar uma operação de abordagem em toda a cidade. A meta é oferecer a assistência social, de saúde e de moradia para quem utiliza a rua como espaço de sobrevivência.

Segundo o Serviço de Abordagem Social, vinculado ao Centro POP - centro de referência especializado para população em situação de rua - da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Macaé possui hoje, aproximadamente, 35 pessoas que de fato estão em situação de rua. A equipe de abordagem, composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, circula pelas ruas com a finalidade de realizar a busca ativa das pessoas em situação de rua e propor a elas, através da construção de um projeto de intervenção, novas alternativas de vida.

Durante a reunião, o secretário de Ordem Pública, André Luiz Monteiro, explicou que através de um patrulhamento, verificou que o número de moradores em situação de rua vem aumentando com a chegada de pessoas oriundas das cidades vizinhas.

- Precisamos promover estratégias conjuntas. Por isso, sugerimos a formação de uma equipe de abordagem que envolva todos os órgãos ligados à causa, como o Consultório na Rua, da Saúde; o Serviço de Abordagem Social e o Conselho Tutelar, do Desenvolvimento Social e a Guarda Municipal para identificar cada caso e tentarmos solucionar a questão social, de saúde e de segurança, dando ainda, uma resposta à sociedade que espera uma solução – explicou.

De acordo com a assistente social Edileny Villaça, que representou a secretaria de Desenvolvimento Social, a população em situação de rua está nesta condição por diversos motivos como desemprego, rompimento de vínculos familiares, sofrimento mental, além também de ser um espaço facilitador do uso livre da droga. Ela considerou a reunião muito positiva.

- Buscamos estratégias em conjunto para refletir e planejar ações de intervenção frente a um fenômeno social complexo e multifacetado que é a população em situação de rua, que requer respostas e intervenções de diferentes segmentos, ou seja, assistência social, saúde, educação, habitação e segurança pública, entre outros. Novos atores deverão compor também essa agenda de discussões. O importante é compreender que as ações no que se refere à política de assistência estão sendo executadas, porém é necessária essa ação em rede – assegurou.

Estiveram também presentes na reunião, a coordenadora do Consultório na Rua, Maria Luiza Quaresma, o corregedor da Ordem Pública, Giovanni Pinheiro e representantes do Conselho Tutelar de Macaé.