Enfermagem, um cotidiano gerador de tecnologia

31/05/2005 14:29:42 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Profissionais da área de enfermagem de 13 municípios estiveram reunidos na última terça-feira (31) em Macaé para participar do VI Encontro de Enfermagem Intermunicipal, cujo tema central foi “Tecnologia a serviço da enfermagem”. O evento foi promovido em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN/RJ), Conselho Federal de Enfermagem e a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde.

A abertura contou com a presença do secretário de Saúde de Macaé, Fernando Diogo, que enfatizou a importância da atuação de uma equipe multiprofissional no sistema de saúde. Ele ressaltou ainda que o prefeito Riverton Mussi preconiza em sua gestão um bom atendimento na atenção básica do setor.

Também estiveram presentes o chefe de fiscalização do Coren-RJ, Valci de Souza e representando o presidente do Coren-RJ, Sérgio Luiz Soares de Oliveira, o vice presidente do Coren-RJ, Nei Costa e Silva.

A primeira palestra foi proferida pela professora da UniRio, Maria Aparecida de Luca, que falou do tema central. Ela abordou o assunto mostrando o cotidiano do enfermeiro gerando tecnologia.

A professora lembrou que as 24 horas que os profissionais de enfermagem permanecem ao lado do leito, acompanhando cada segundo do desconforto do paciente, funcionam como um laboratório para criar novos métodos para a assistência.

Ela também orientou os profissionais de como devem proceder para patentear estas idéias. Com sua experiência no cuidado com pacientes, a professora é autora de alguns projetos já patenteados de novos equipamentos a serem utilizados na assistência, para facilitar a vida do paciente e do profissional de saúde.

“Acompanhando o desconforto do paciente a enfermagem cria métodos para abolir procedimentos equivocados, passando para a indústria grandes idéias para a produção de novos artefatos”, acrescenta. Os profissionais participaram de várias atividades durante todo o dia, no auditório do Sesi.