Envelhecimento Saudável é tema de jornada da UFRJ

04/04/2017 11:00:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arte do evento

Evento será promovido nesta sexta-feira a partir das 9h

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) campus Macaé Professor Aloísio Teixeira realizará a I Jornada sobre "Envelhecimento Saudável de Macaé", na sexta-feira (7), no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Toda a comunidade está convidada a participar das discussões em mesa-redonda e palestras que envolverão o público no tema atual e importante no cenário mundial.

Com o evento, a universidade pretende divulgar o que vem sendo desenvolvido em relação à promoção da qualidade de vida do idoso, como também trabalhar a consciência de que o processo de envelhecimento pode se dar de maneira saudável. A abertura será às 9h e, em seguida, às 9h30, será realizada a conferência "A Sociedade Contemporânea e o Desafio do Envelhecimento Saudável: Repensando Atitudes e Práticas sobre o Estilo de Vida".

Logo após, será formada a mesa-redonda com reflexões sobre "O Papel da Universidade na Construção de uma Perspectiva de Inclusão, Participativa, Dialógica e Social da Pessoa Idosa". À tarde, a partir das 13h30, haverá palestra sobre "Envelhecimento Saudável e Ativo: Desafio na Atualidade", e, às 14h30, será apresentado painel de "Políticas Públicas e o Envelhecimento – o Cuidado Integral das Pessoas". Atividades de sensibilização do público encerrarão o evento, às 18h.

A proporção de idosos de 60 anos ou mais, na população do país, passou de 9,8%, em 2005, para 14,3%, em 2015. Os dados são do estudo "Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira 2016". A pesquisa tem como base informações do IBGE e de outras fontes que tratam sobre a realidade social do país, como os Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho.

A UFRJ funciona em Macaé em convênio com a prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Os interessados em participar da Jornada farão a inscrição na entrada do evento, no Bloco A, da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas