Equipe do MEC faz revisão para candidatos do ENEM em Macaé

23/09/2005 18:32:42 - Jornalista: Cesar Dussac

Representando a secretária de Educação de Macaé, Milmar Pinheiro, a sub-secretária Leda Vieira recepcionou o diretor de Ensino do MEC/Rio de Janeiro, que chefiou a equipe de professores do Ministério, responsável pela aula preparatória para o Exame Nacional de Ensino Médio.

A aula foi dada para aproximadamente 500 alunos, no auditório do Colégio Estadual Matias Neto. O professor de português Bráulio Tavares deu a aula inicial da matéria. Ele disse que, em princípio, a banca não está muito interessada em nomenclaturas, mas o fundamental é o domínio da língua e a construção de idéias.

- Dado um tema, a primeira coisa que o candidato deve fazer é construir uma frase genérica, que chamo frase de adesão. Dado o tema terrorismo, por exemplo, o aluno poderia afirmar que o terrorismo se transformou num dos maiores problemas políticos desse século, a partir de 11 de setembro de 2001, demonstrou.

Continuando a falar sobre o tema, o professor Bráulio ensinou que em seguida, o aluno deve abordar as causas, e sugeriu duas: o fundamentalismo religioso e a doutrina Bush. “Escolhidas as causas, o candidato deve dissertar sobre elas”, continuou.

A partir da primeira aula de português, foi comprovada na prática a afirmação do professor William Campos. ”O mais importante no ENEM é português. Quero registrar que foi a professora Maria da Graça quem insistiu para darmos essa aula em Macaé”, informou.

William fez elogios à participação da prefeitura de Macaé. “Agradeço à prefeitura, aos professores, aos alunos, à Secretaria de Educação, pelo lanche que preparou e pela parceria com o MEC. Embora pertença a ela o ensino fundamental, seu interesse na educação de seu povo também se mostra no trabalho que o município desenvolve para criar uma Universidade Municipal”, concluiu.

A representante do MEC em Macaé, professora Maria da Graça Gomes Franco, afirmou que durante a prova é essencial que o aluno saiba ler, interpretar e pensar. Ela lembrou que o candidato deve levar identidade, inscrição e caneta.