Escola de Pescadores promove seminário Gestão Social da Pesca

04/10/2005 15:15:44 - Jornalista: César Dussac

A Escola Municipal de Pescadores de Macaé promove nesta quarta-feira (05), de 13h30 às 17h30, o seminário Gestão Social da Pesca, como parte das comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento receberá pescadores, comunidade em geral, e vai contar com a presença dos diretores de escolas da rede municipal, da 1ª à 4ª séries do ensino fundamental. A diretora da Escola, professora Tânia Pacheco, fala dos objetivos e público-alvo do evento.

- O seminário vai cuidar da apresentação, aos diretores das escolas da 1ª à 4ª séries da rede municipal de ensino; da proposta da PAPESCA, entidade criada para realizar pesquisas e ações de Pesca em Macaé; e vai mostrar também para pescadores e comunidade a situação da Escola de Pescadores na pesquisação.

Segundo Tânia Pacheco, a presença desses diretores é importante, para que professores e alunos saibam o que a Escola oferece aos alunos que vão ingressar na 5ª série, com perspectivas de se profissionalizar numa área onde os recursos não são finitos, desde que as futuras gerações e administradores da região cuidem bem do meio ambiente e dos recursos naturais.

A secretária de Educação, Milmar Pinheiro, lembra que a pesca já foi atividade número um da economia macaense, a maior fonte de renda do município. “A Escola de Pescadores representa novos tempos, em que Macaé tem que se preparar, formar as bases para daqui algumas décadas, quando o petróleo deixar de ser abundante na Bacia de Campos”, frisa a secretária.

Segundo Milmar, uma das metas da prefeitura é dotar a Escola de Pescadores de meios para formar profissionais aptos a atuar no setor de comercialização e industrialização do pescado, com a utilização de alta tecnologia, bem como a implementação de oficina para a produção de embarcações. A secretária observa que, além da comercialização e industrialização de produtos do mar, o artesanato ensinado na Escola, feito com subprodutos do pescado, possibilita outra fonte de renda para a família, bem como a confecção de vários tipos de rede, alternativa para o pescador em épocas de defeso.