Escola encerra projeto educacional

11/08/2005 17:25:49 - Jornalista: Cesar Dussac

A Escola Municipal Professora Hilda Ramos Machado encerrou nesta quarta-feira (10) o Projeto “Minha Vida, Minha Escola, Meu Mundo”, com uma programação intitulada “Onde o mar beija a areia morena”, em que os alunos do maternal e primeira série foram os atores principais. A professora Geisa Ferreira, diretora da escola, apresentou o evento, que contou com a presença da secretária de Educação Milmar Pinheiro, acompanhada da professora Andréa Simões, assessora da Secretaria.

Milmar Pinheiro, com larga experiência como orientadora educacional, comentou o trabalho como um todo. “Projetos desse tipo têm o total apoio da administração municipal e da Secretaria de Educação, porque se enquadram nos métodos pedagógicos atuais, em que o conhecimento transcende a sala de aula. O aluno vai a campo, pesquisa, passa a conhecer toda a realidade sócio-cultural e representa essa realidade, onde está inserido ou não, e, no casso dessas crianças, a teoria acadêmica é o suporte, enquanto a vivência fica em primeiro plano”, observou.

O coral da escola, composto por alunos do 1º e 2º períodos, abriu o evento cantando o Hino de Macaé. Em seguida, alunos do 3º período dramatizaram a lenda de Sant’anna. O quadro dos pescadores lembrou o tempo em que a pesca era a primeira atividade econômica do município. Foi o terceiro a ser apresentado. “Minha Jangada”, na voz do autor, Dorival Caymi, foi a música de fundo.

O meio-ambiente também foi tema do programa. Uma dupla integrante da Eco Trupe, grupo teatral da Fundação Macaé de Cultura, cantou as antigas belezas do ecossistema do município, antes da degradação ambiental, e a fartura de pescado nos rios, lagoa e mar limpos, além de fazer apelo contra a poluição. Para cantar a beleza do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, alunos do maternal se vestiram de borboleta da praia e jacaré do papo amarelo, dois animais em extinção. “O jacaré pula, pula na lagoa, e a borboleta voa, voa, voa, voa”, canção folclórica, foi entoada pelos pequeninos.

Meninas da 1ª série, 1ª etapa, fizeram uma dança estilizada com fitas e panos azul e branco, com o Hino de Macaé em instrumental, enquanto alunos do 1º período e Maternal fizeram cover da Banda Nova Aurora, com o tema de Ayrton Sena. A Escola de Samba Acadêmicos da Aroeira foi representada, com a performance da boneca Filomena, boi pintadinho, bate-bolas, odaliscas. O final foi apoteótico, com os alunos vestidos de branco. A letra da música pedia o resgate de valores como dignidade, ética, moralidade e, principalmente, paz.

A diretora da escola, professora Geisa Ferreira, lembrou as atitudes corretas diante do meio ambiente. “Não tirar nada além de fotos, não deixar nada além de pegadas, não matar nada além do tempo, não levar nada além de lembranças”.