Escola Nacional de Defesa do Consumidor oferece curso gratuito

14/08/2017 09:53:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Arquivo Secom

Com o tema 'Programa de Educação Financeira', proposta é ampliar o conhecimento dos consumidores

A Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé) informa que estão abertas as inscrições para dois novos cursos gratuitos, destinados à capacitação de agentes e técnicos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e sociedade em geral. As inscrições seguem até o dia 20 de agosto e devem ser realizadas pelo portal: www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional.

Com o tema "Programa de Educação Financeira", as aulas são ministradas pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor, ligada à Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJ). A proposta é ampliar o conhecimento dos consumidores relacionado a produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre seus direitos.

A modalidade de ensino é a distância. No dia 25 de agosto sai a divulgação do resultado das inscrições deferidas. As capacitações acontecem entre 5 e 25 de setembro. Ao final de cada curso, uma declaração de conclusão será disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) somente aos alunos que tiverem alcançado todos os critérios estabelecidos no Edital:

Curso 1- Propicia ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão. São cinco mil vagas disponíveis para todo o país. A carga horária é de 20 horas.

Curso 2 - Dará ao cidadão noções básicas de como as emoções influenciam na relação com o dinheiro, bem como a importância da vontade e disposição para criar novos hábitos e novas atitudes em relação aos gastos. A carga horária é de 20 horas. São oferecidas 2.350 vagas para todo o país.

Informações adicionais sobre os cursos, íntegra dos editais podem ser obtidas pelos seguintes endereços eletrônicos: http://defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional e endc.ead@mj.gov.br.

É de total responsabilidade do candidato buscar as informações sobre a seleção, no portal “Defesa do Consumidor” (www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional), na página eletrônica do curso, acompanhando a publicação de todos os comunicados referentes a este processo seletivo.

O certificado, em versão digital, será emitido pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENACON/MJ), obedecendo aos critérios estabelecidos no Edital.


Fotos Relacionadas