Escolas comemoram Dia do Servidor

28/10/2020 08:37:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

A Escola Municipal de Educação Infantil Cândida Maria da Silva Vieira vai realizar o diálogo virtual "Caminhos e Sentidos da nossa Formação"

Escolas municipais promovem, no decorrer desta semana, programações em homenagem ao Dia do Servidor (28 de outubro). A iniciativa dos espaços escolares tem como objetivo valorizar os profissionais que, durante a suspensão das aulas, estão atuando para atender cerca de 40 mil alunos. Afastados presencialmente dos estudantes, mas não de suas funções, o novo cenário levou os servidores da educação a inovar e usar a criatividade para melhor atuar junto às 106 escolas municipais.

E, para homenagear o servidor, as escolas estão compartilhando mensagens virtuais, apresentando depoimentos e destacando imagens dos bons momentos das escolas nas redes sociais, realizando palestras, dinâmicas e debates online e até entregando mimos, nos dias específicos de atendimento das unidades. Outra estratégia é a disponibilização de atividades e informes em homenagem ao servidor em grupos de WhatsApp, Facebook e Instagram das próprias unidades. A oportunidade também está integrando alunos e familiares que estão enviando recados de agradecimento aos servidores.

A Escola Municipal de Educação Infantil Cândida Maria da Silva Vieira (Cajueiros) é uma delas. A unidade, com 50 funcionários, vai realizar nesta quarta-feira, às 17h, o diálogo virtual "Caminhos e Sentidos da nossa Formação", ministrada pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil de Macaé e especialista em Educação Infantil e Arte, Fabiana Nagib. A programação será através da plataforma Google. Já nesta quinta-feira (29), das 16h às 17h, será realizada a Charreata do Amor, em frente ao portão da escola, programação dedicada aos profissionais das escolas, respeitando o distanciamento social.

As ações direcionadas ao Dia do Servidor fazem parte da campanha "Educação não para e não deixa ninguém parado", que oferece gratuitamente no blog www.educacaonaopara.com, sugestões de atividades não presenciais para garotada da Educação Infantil e conteúdos específicos das disciplinas, vídeos, provas, textos, simulados e exercícios para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva, Ensino Médio, Cemeaes e Pré-Vestibular Social.

No mês do Servidor também foram reforçadas as atividades do projeto "Cuidar de quem cuida" que, através do Serviço de Psicologia, tem o objetivo de oferecer para as escolas municipais um momento de acolhimento e reflexão sobre o atual cenário.

O "Saber Cuidar" visa desenvolver as Competências Socioemocionais. Diante do projeto, as escolas têm sido orientadas a incluírem no projeto político pedagógico o trabalho com as competências socioemocionais elencadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, os espaços escolares, em sua maioria, têm colocado na agenda o tema sobre a importância da saúde emocional, levando para os encontros virtuais, a realização de palestras com profissionais da saúde sobre a importância da saúde emocional.