Escolas estão mobilizadas contra Aedes aegypti

23/01/2017 16:35:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Alunos são multiplicadores no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha

Diretores e adjuntos da rede municipal começaram a receber orientações sobre a mobilização de combate ao Aedes aegypti, que serão desenvolvidas nas escolas municipais a partir da volta às aulas, no dia 6 de fevereiro. Nesta segunda-feira (23) foi a vez dos dirigentes das 62 escolas de Educação Infantil. Eles se reuniram no auditório da Secretaria de Educação com o coordenador geral do Centro de Controle de Zoonoses, Flávio Pascoal. O objetivo é que estudantes e profissionais da educação sejam aliados nos cuidados diários e na erradicação dos focos do mosquito transmissor.

Os encontros seguem nesta terça-feira (24) com diretores de escolas de 1º ao 5º ano e na quarta-feira (25) com diretores de escolas do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta é que os pequenos da Educação Infantil e os alunos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Médio sejam envolvidos na ação, que segue no decorrer do ano letivo.

Participaram da reunião desta segunda-feira, a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte e a superintendente geral de Educação Integrada, Andrea Martins. "A finalidade da rede municipal é que a dengue seja tema curricular e seja incluído nos trabalhos pedagógicos, fazendo parte do cotidiano escolar", explica Andrea.

Durante o encontro, Flávio Pascoal apresentou dicas de como evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti na escola e nas moradias. "Os educadores conhecem as informações sobre os cuidados com a dengue. Mas desejamos que os alunos sejam multiplicadores de informações nas salas de aula junto aos colegas e também nas casas com os familiares", explica.

Ele recomenda que os pais e responsáveis façam do combate ao mosquito uma prática junto às crianças e adolescentes. "Gostaríamos de contar com a parceria dos pais que, neste período de férias escolares, poderiam até criar um jogo de caça mosquito em que objetos como recipientes para cães e gatos fosses monitorados", observa Pascoal.

O coordenador deu dicas sobre como evitar criadouros do mosquito, principalmente em tampas de ar condicionado e bebedouros. "Os alunos da rede precisam entrar nesta força-tarefa. De acordo com registros, 94% da infestação acontece em imóveis. A colocação de telas em portas e janelas, o uso de repelente, além da limpeza e de capina em terrenos baldios não devem ser esquecidos", destaca o coordenador do CCZ.

Após os encontros com os diretores, as equipes pedagógicas vão se reunir entre os dias 01 a 03 de fevereiro nas dependências das escolas com professores e outros profissionais para traçar estratégias de combate ao Aedes aegypti.

Os gestores das escolas vão sugerir atividades para que os profissionais da educação trabalhem o tema não apenas com os alunos, mas com pais e responsáveis. Uma das abordagens principais é que todos gastem 15 minutos por semana para não deixar nada de água parada dentro de casa.