Escolas municipais recebem manutenção

16/02/2021 11:15:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Diversos trabalhos de manutenção estão no cronograma

Com o objetivo de contribuir para que os espaços escolares possam melhor atender estudantes e profissionais, quando as aulas presenciais retornarem, escolas municipais estão recebendo serviços de manutenção. Os trabalhos são executados nas unidades que apresentam demanda e solicitam os serviços junto à equipe de Infraestrutura e Manutenção da Secretaria de Educação.

Com a suspensão das aulas, em função do distanciamento social, a Secretaria de Educação também solicita contribuição da comunidade escolar quanto ao zelo e sentimento de pertencimento às unidades municipais, principalmente em relação ao patrimônio. A manutenção da estrutura das escolas municipais segue cronogramas específicos, conforme agenda das unidades. As equipes executam serviços como substituição de materiais, capina, reparos hidráulicos e elétricos, colocação ou troca de revestimento, limpeza de fossa, manutenção de esquadrias, instalação de ventiladores, impermeabilização das calhas e lajes, instalação de grades, troca de lâmpadas, troca e manutenção de bombas d'água, pintura geral, substituição de portas, torneiras e descargas, além de limpeza dos reservatórios de água, revisão de telhado e pintura.

Entre as escolas municipais que estão recebendo serviços estão: Onilda Maria da Costa, Hilda Ramos, Joffre Frossard, Wolfango Ferreira, Nosso Senhor dos Passos, Carolina Curvello Benjamin, Neiva Mariano dos Santos, André Vinicius de Souza Gonçalves, Neuza Goulart Brizola, Ancyra Gonçalves Pimentel, Juventino da Silva Pacheco, Cândida Maria da Silva Vieira, Maria Cristina Castello Branco da Cruz, Aterrado do Imburo, Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco e Cemeaes Barra.

De acordo com a secretária de Educação, Eliane Araújo, a intenção é atender todas as demandas. “A manutenção nas unidades escolares é essencial. A prioridade do Governo é abranger as escolas da melhor forma. Mas, queremos também levar à comunidade escolar a conscientização quanto à conservação do patrimônio, identificando situações de desrespeito e violência do ambiente escolar, danos causados e o investimento para recuperação”, pontua.

Para otimizar a logística da manutenção, o Superintendente de Infraestrutura, Fabrício Reid, destaca que desde o início deste ano foram implementadas novas estratégias de trabalho. "Os espaços escolares estão recebendo atenção especial. Criamos o relatório de demandas das unidades de ensino, documento que é enviado para as empresas responsáveis pela manutenção. Entre os que já tiveram os relatórios encaminhados estão: Nosso Senhor dos Passos, Colégio Municipal Aroeira, Maria Letícia Santos Carvalho, Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, entre outras. Também adotamos as visitas técnicas para analisar as necessidades de cada escola", observa.

Além disso, as Secretaria de Educação e de Mobilidade Urbana estão tratando da elaboração de um planejamento do estacionamento interno da Cidade Universitária, para promover a segurança na circulação de veículos. O sistema educacional presente na Cidade Universitária engloba a Secretaria de Educação, a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, e a Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (Femass).


Fotos Relacionadas