Escolas vão reforçar temática contra violência às mulheres

20/07/2017 14:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom

Atuação é para educar na prevenção contra qualquer tipo de violência

A partir da volta às aulas, no dia 31 de julho, a rede municipal vai reforçar a inserção da temática contra a violência às mulheres e meninas. A abordagem já é aplicada nas salas de aula e será intensificada pelos professores que atuam no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. O assunto foi inserido no currículo das unidades municipais com a Lei 4.378-2017, sancionada nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Dr. Aluizio.

A abordagem é destacada em palestras, rodas de conversas, debates, diálogos informais e nas salas de aula junto a professores nos laboratórios de informática e aulas interativas, que visam contribuir com a formação da cidadania e capacidade crítica, analítica, argumentativa e reflexiva dos estudantes.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, a lei vai auxiliar a prática da rede municipal, que já é aplicada e será ainda mais impulsionada junto aos alunos e professores, que serão incentivados a também enfatizar a temática com a comunidade escolar. "A educação é fundamental nesse processo. Por isso, disponibilizamos sugestões de materiais que servirão como subsídios didáticos para o trabalho escolar voltado para a prevenção da violência às mulheres e meninas no currículo escolar", afirma.

De acordo com a Superintendência de Ensino Fundamental e Médio, no decorrer dos últimos dois anos letivos foi desenvolvido junto aos gestores, professores e orientadores pedagógicos o trabalho com foco central: "As faces da violência". Além disso, a rede municipal também disponibilizou material didático de apoio à docência em versão digital no site ntmmacae.com, que abrange referências pedagógicas e recursos virtuais, que poderão ser trabalhados no dia a dia nas escolas municipais.

O site conta com material, que destaca sugestões e estratégicas pedagógicas para serem trabalhadas junto às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática com abordagens de questões sobre violência doméstica, e principalmente contra a mulher, com abordagens e indicações de textos, sites, vídeos, filmes, além de análises de gráficos, tabelas e demais gêneros informativos.

Em março deste ano também foi realizado um encontro específico promovido pela equipe da Orientação Educacional da rede municipal com mobilização de diretores e pedagogos.