Esmmam: Fábrica de cerveja pode ser instalada em Macaé

20/05/2005 11:44:05 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi anunciou na quinta-feira (19) o primeiro resultado de negócios que está sendo articulado na 11ª Exposição Especializada do Mangalarga Marchador de Macaé (Esmmam). A marca de cervejas Bossa Nova – comercializada no evento – pode ter uma fábrica em Macaé. A cerveja já possui uma fábrica no Recife e demonstrou interesse em montar uma unidade no Estado do Rio.

- Vamos conversar com o empresário para dar continuidade às negociações – destacou o prefeito, acrescentando que a possível instalação da fábrica é graças à parceria feita para a Esmmam. A informação foi passada por Riverton durante a abertura da exposição, que aconteceu na noite de quinta, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha.

De acordo com o prefeito, o governo está reformando áreas do parque e recuperando galpões para dar mais segurança aos visitantes. “Macaé é um dos grandes criadores de animais no estado. Algumas mudanças vão continuar para a profissionalização do evento. A Esmmam é um evento de grande porte e ainda vamos ampliar”, ressaltou Riverton. Ele explicou também que o parque terá eventos mensais e bimestrais. “Queremos implantar aqui uma escola de equitação para portadores de necessidades especiais”, prosperou.

AGRONEGÓCIO - Já o vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, o Carlão, analisou que a Esmmam fomenta o agronegócio no município. “O superávit primário é impulsionado no Brasil pelo agronegócio. A exposição aquece este setor em Macaé”, avaliou. O secretário de Agricultura, Chico Machado, observou que a cidade se tornou referência nacional na raça de cavalo mangalarga marchador.

- Fizemos reforma nas baias dos eqüinos e em seguida, vamos fazer nas baias dos bovinos. Reforçamos a iluminação e estamos dando toda a estrutura para a segurança da população – comentou. Participaram da abertura o diretor do Clube Independente de Barretos, Marcos Abude; o empresário Roberto Sampaio, da Coqueiral Agropecuária, secretários municipais, vereadores, o comandante do Forte Marechal Hermes, capitão Marcelo Osório; o Delegado da Polícia Federal, Matheus Casado; o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel João Maia; o presidente da Associação Comercial e Industrial, Erodice Gaudart, entre outras autoridades.

Prefeito anuncia escola técnica rural

Riverton também afirmou durante a abertura da Esmmam que está pleiteando uma parceria com a UFRJ para trazer a Escola Técnica Rural para Macaé. A unidade será instalada na entrada do Córrego do Ouro. Outra novidade apontada pelo prefeito na abertura da exposição foi a futura criação da Fundação Municipal de Agricultura.

A Esmmam abriga 215 animais da raça mangalarga marchador. O evento é uma etapa do Circuito Rede Globo Barretos de Rodeio, onde estão sendo gravadas cenas da novela América, com a participação de 60 peões. Cerca de 150 municípios pleitearam ser sede de uma das 16 etapas do circuito. Mais de 170 guardas municipais dão apoio ao evento.