Faculdade Municipal: acesso gratuito ao ensino superior

11/05/2017 11:46:00 - Jornalista: Tatiana Gama/ Elis Regina Nuffer

Foto: Guga Malheiros

Funcionamento na Cidade Universitária garante instalações adequadas para os quatro cursos

Os moradores de Macaé representam cerca de 70% dos alunos da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), que funciona no campus da Cidade Universitária. Do total de 1.029 estudantes matriculados, atualmente, 765 são residentes no município e 373 nasceram na cidade.

É caso da estudante Gleisiani Corrêa, 22 anos, do bairro Botafogo. "Nasci em Macaé e conquistar uma vaga no ensino superior foi fundamental. Não teria condições de cursar uma faculdade se não fosse gratuita. Além disso, a estrutura e o corpo acadêmico são excelentes", afirma a estudante do sexto período do curso de Engenharia de Produção.

A diretora da FeMASS, Cláudia Leite, acrescenta que as demais vagas são ocupadas por alunos de municípios vizinhos como, por exemplo, Rio das Ostras e Quissamã. "A instituição ocupa um papel fundamental para o conhecimento, além de ser uma porta de entrada para os estudantes macaenses no ensino superior", acrescenta.

A FeMASS recebeu, este ano, 200 novos alunos para o primeiro semestre, sendo 50 por curso, e mais 150 são esperados para o segundo semestre, quando não haverá turma nova de Matemática. A faculdade oferece os cursos de Administração (ADM), Sistemas de Informação (SI), Engenharia de Produção (EP) e Licenciatura em Matemática (MT). Dos alunos ativos em 2016, 284 são de ADM, 216 SI, 379 EP e 96 MT.

Já passaram pela instituição de ensino em torno de 3.300 alunos – até 2007 só havia o curso de Sistemas de Informação, iniciado em 2004. Os cursos de EP e ADM são os mais procurados, geralmente, com nove e cinco candidatos por vaga, respectivamente. O corpo docente da faculdade é formado por 54 professores, a maioria é mestre e doutor.

O ingresso é por meio de processo seletivo, com vagas reservadas para o critério Enem (40%) e alunos de escolas públicas (30%). Os demais 30% são para candidatos de ampla concorrência. São oferecidas cem vagas anuais por curso, sendo 50 para o primeiro semestre e 50 para o segundo semestre.

Atividades extras - Os projetos de monitoria são algumas atividades extras realizadas pela FeMASS. Os alunos com os melhores rendimentos auxiliam nos trabalhos diários como, por exemplo, grupo de estudo e reforço escolar. A faculdade promove, ainda, ações com a comunidade, entre elas, palestras.

Alunos se destacam no mercado de trabalho


Cerca de 700 alunos já se formaram pela FeMASS e, hoje, se destacam no mercado de trabalho. Felipe Cerchiareto foi aluno de Engenharia de Produção na instituição e agora faz parte do corpo docente.

"Desde que cheguei em Macaé, percebi uma grande possibilidade de ascensão profissional dentro do campo de engenharia e só poderia estudar à noite. Gostei tanto do curso e da instituição que, ao me formar, me candidatei às vagas de professor e, desde 2014, leciono na faculdade. Ser professor na instituição me faz querer o melhor para ela", afirma o professor.

Curso de Administração recebe nota 4 no Enade

A Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, obteve nota 4 no curso de Administração na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015, cuja nota máxima é 5. Entre as Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso de Administração, a FeMASS ficou em primeiro lugar em Macaé e está entre as 70 melhores do país num universo de cerca de 1,5 mil avaliadas.

Os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Produção da FeMASS receberam, respectivamente, notas 4 e 3, no Enade 2014. Este ano serão avaliados os cursos de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. O curso de Licenciatura em Matemática ainda não foi avaliado pelo Enade porque não houve alunos concluintes, uma vez que teve a sua primeira turma em 2016.

Empresa Júnior

A Case Empresa Júnior é uma associação sem fins lucrativos, formada por alunos de graduação dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos - FeMASS. Possui o objetivo de impactar a sociedade por meio de projetos em suas áreas de atuação com custo reduzido para seus clientes.

Os membros da empresa desenvolvem habilidades empreendedoras, tais como proatividade, comunicação, autogerenciamento e trabalho em equipe. As soluções propostas pela Case Empresa Júnior aos seus clientes são desenvolvidas com o apoio de professores e empresas parceiras com o intuito de garantir a qualidade técnica dos projetos e a satisfação dos seus clientes.

Associação Atlética


A Associação Atlética Acadêmica (AAAFeMASS) realiza atividades com os alunos que treinam, pelo menos, duas horas por dia para conseguir resultados cada vez mais importantes. Seus troféus são destaques na sala da direção da FeMASS. A ideia é levar prestígio e reconhecimento ao nome da faculdade municipal, participando de eventos colaborativos junto com a sociedade.

Fundada em outubro de 2015 por um grupo de estudantes, a AAAFeMASS é representada pelos quatro cursos da faculdade: Administração, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática. O seu mascote é um cachorro da raça bulldog e é representada pelas cores azul, preta e cinza.

Atualmente, a associação conta com cerca de 80 alunos-atletas inscritos para as suas atividades e seus sócios incluem pessoas de várias idades.

O estudante interessado em ser um socioatleta deve cadastrar seus dados no website biggdogs.cf. A taxa de R$ 20 é por semestre letivo, ou seja, R$ 40 por ano. Os sócios ganham descontos nos parceiros comerciais da associação, na compra dos produtos e ingressos para as festas e outros eventos organizados pela AAAFeMASS.

Projeto 'Conhecendo a Cidade Universitária'


A Educação promoverá, no próximo dia 17, o Programa “Conhecendo a Cidade Universitária”, quando serão recebidos os alunos do Colégio Estadual Primeiro de Maio, do Colégio de Aplicação (CAp) e do Curso Pré-Vestibular Social, que conhecerão como funcionam os laboratórios existentes no campus, de onde saem as pesquisas para melhorar a realidade do município e a qualidade de vida dos cidadãos.

Os alunos irão assistir a uma palestra sobre “Inteligência se Aprende”, ministrada pelo secretário municipal de Educação, Guto Garcia. Diretores de escolas públicas e particulares interessados em participar do Conhecendo a Cidade Universitária podem fazer contato pelo email superacademica.ensinosuperior@gmail.com ou através do telefone (22) 2796.2529, de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h.

Crescimento do Ensino Superior

A FeMASS é vinculada à Secretaria Adjunta de Ensino Superior, da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com o secretário adjunto de Ensino Superior, Márcio Magini, a proposta é integrar ações que promovam o crescimento do ensino superior, da ciência e da tecnologia vinculada à produção acadêmica das universidades presentes no município de Macaé.

Entre as ações destacam-se os programas de Bolsas de Iniciação Científica e Pós-Graduação, Cidade do Conhecimento e Conhecimento para a Sociedade. Além disso, o ensino superior conta com o Centro Municipal de Idiomas, que oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos para alunos das escolas municipais, e o Pré-Vestibular Social, projeto inovador que tem como prerrogativa apoiar estudantes para o ingresso no ensino superior.

"Temos um conjunto de trabalhos e ações como o Programa de Residência Médica, apoiado pela Secretaria Adjunta, e de suma importância para a Secretaria de Saúde. As atividades visam criar oportunidade de emprego e formação, buscando a excelência no ensino superior, no desenvolvimento científico e na integração da universidade, sociedade e prefeitura", frisa o secretário.

A FeMASS funciona no Bloco A, da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.