Febre amarela: Saúde imunizará idosos e gestantes na cidade

14/06/2017 10:24:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Secom

Medida busca ampliar cinturão de bloqueio da doença

Tem início na próxima segunda-feira (19) a intensificação da vacinação contra a febre amarela. Devido aos casos confirmados na cidade, a imunização será estendida para idosos acima de 60 anos, gestantes e lactantes. A medida atende determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. Até o momento, cerca de 185 mil pessoas foram imunizadas contra a doença no município.

Dos quatro casos positivos para a doença, em Macaé, dois foram a óbito, por isso a importância do reforço no cinturão de bloqueio. As confirmações foram registradas em localidades na região serrana: Córrego do Ouro, Serra da Cruz, Cachoeiros de Macaé e Areia Branca.

- Já iniciamos a vacinação em toda população serrana, onde está sendo realizada varredura contra a Febre amarela, que consiste na realização de visitas casa a casa para identificar a situação vacinal da população-alvo residente e busca ativa para vacinação nas localidades mais afastadas. Mas, neste momento, todas as pessoas residentes no município, a partir de nove meses de idade, fazem parte do grupo prioritário para vacinação contra a febre amarela, incluindo gestantes, mulheres que estejam amamentando e idosos acima de 60 anos - explica a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin.

A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, na Casa da Vacina e nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF). Para receber as doses, os idosos, lactantes e gestantes terão que apresentar autorização médica e comprovante de residência. A medida segue conduta estabelecida pela Nota Informativa 94/2017 do Ministério da Saúde de abril deste ano.

De acordo com a Nota Informativa, as contraindicações absolutas são para crianças menores de 9 meses; imunossupressão à doenças ou terapias (quimioterapia, radioterapia, corticóides em doses elevadas); pacientes em uso de medicações antimetabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Rituximabe); transplantados e indivíduos que apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica após dose prévia da vacina.


Fotos Relacionadas