Febre amarela: vacinação está garantida a toda população

21/03/2017 12:10:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Ana Chaffin

Em Macaé, foram vacinadas até esta terça 130.140 pessoas

A vacinação contra a febre amarela, em Macaé, continua intensa. Até às 17h desta terça-feira (21), foram vacinadas 130.140 pessoas. A estratégia de imunização segue agora em quatro pontos na cidade, incluindo a região serrana. A expectativa é que dentro de 20 dias toda a população alvo, um universo de 200 mil pessoas, tenha sido imunizada.

Nesta quarta-feira (22), serão distribuídas 2.000 doses no Pronto Socorro Municipal na Imbetiba; 900 doses na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Lagomar; 800 doses no Pronto Socorro Aeroporto e 600 doses no Hospital da Serra, no Trapiche. A dinâmica busca agilizar e organizar o atendimento.

Em entrevista a uma rádio local nesta terça, o prefeito Dr. Aluizio foi enfático ao afirmar que não haverá falta de vacinas. "É preciso deixar claro que não teremos falta de vacina. Pode até faltar por algum período, algumas horas, até irmos buscar e trazer mais, mas não deixaremos nossa população desassistida", garantiu.

A Casa da Vacina segue atendendo somente os agendamentos já realizados. Não haverá novas marcações para febre amarela, uma vez que o atendimento ocorre amplamente nos postos.

- A palavra de ordem é agradecimento. Agradecemos a todos os envolvidos, os servidores e as pessoas pela paciência, afinal de contas, estamos vivenciando algo inédito, discutindo a vacinação de toda uma população. O direito a ser vacinado está garantido. Estamos atuando para que passemos por isso com o máximo de tranquilidade e alcançando nosso objetivo que é cuidar das pessoas para que não adoeçam - ressaltou Dr. Aluizio.

O prefeito destacou ainda que na região serrana, onde a estratégia foi iniciada, quase toda a população foi imunizada. "Estamos conseguindo criar esse cinturão de bloqueio imunológico. Nosso pedido é para que as pessoas evitem a cachoeira Pai João, em Casimiro, local onde as pessoas que estão com suspeita da doença estiveram. É fundamental que todos os cuidados sejam adotados", finalizou.