Feira Brasil Offshore recebe representante do Ministério das Minas e Energia

15/06/2005 17:44:32 - Jornalista: Cesar Dussac

A ministra das Minas e Energia, Dilma Roulssef, não pôde comparecer à abertura da terceira edição da Feira Brasil Offshore, em Macaé, que aconteceu às 12hs desta quarta-feira (15) e se estende até sexta-feira (17). Representando a ministra, compareceu Marco Antônio Martins Almeida, que anunciou medidas do governo para garantir a auto-suficiência da produção de petróleo e a manutenção dessa posição por algumas décadas.

Marco Antônio disse que o governo federal aposta na auto-suficiência, ancorado em dois aspectos que chamou de relevantes. O primeiro é o crescimento constante da produção da Bacia de Campos, onde já foram encontrados novos pontos a serem brevemente explorados, além de pontos já demarcados no litoral do Espírito Santo. Outro aspecto é o desenvolvimento da indústria brasileira como um todo, além do desenvolvimento das indústrias fornecedoras de bens à Petrobras.

Segundo o representante do Ministério, é meta do governo atingir a auto-suficiência na produção do petróleo e mantê-la por algumas décadas. “Para isso, o governo tem feito esforços para minimizar aspectos tributários, ambientais, e equacioná-los, levando em conta as necessidades da indústria”. Marco Antonio também relevantes propostas do Instituto Brasileiro do Petróleo – IBP. Ele também ressaltou que é importante manter atrativos os negócios na Bacia de Campos.

Marco Antônio ressaltou que a nova legislação da plataforma em construção contempla a mão de obra, conta com uma cartilha para uso do local e deverá criar mecanismos para transformar a auto-suficiência da produção de petróleo em riqueza para o país. O representante do Ministério também ressaltou a criação do PROMINP, cuja finalidade é proporcionar às indústrias brasileiras do setor o atendimento às demandas do setor.