Feira de Ciências é sucesso de público

18/07/2005 17:51:22 - Jornalista: Cesar Dussac

A Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Durval promoveu uma feira de ciências com o tema Pequenos Cientistas, de sexta-feira (15), às 08h, até às 17h de segunda-feira (18). Segundo a diretora, Marizete Oliveira, os objetivos específicos do evento foram alcançados: estimular a cooperação e o trabalho em equipe e desenvolver as capacidades de observação, reflexão, comunicação oral e escrita e experimentação, e cada estande atendeu a objetivos referentes a cada tema escolhido pelos alunos, e os experimentos foram feitos à vista do público.

A água foi um dos principais temas abordados: “Filtragem da água”, “A importância da água para os seres vivos”, “A água e o ar em movimento”, “O ar e a água”, “Reciclagem e Filtragem da água”. Também serão abordados temas, que focalizam o homem: “Os sentidos”, “Comunicação”, “O corpo humano”, “O lixo que é um luxo”, já que os rejeitos e dejetos são produzidos pelo homem. Foram apresentados 15 trabalhos ao todo

Segundo a diretora, nos preparativos da feira, os professores introduziram os alunos no mundo da ciência e apresentaram a eles alguns dos cientistas mais conhecidos no Brasil e no mundo, como Einstein, autor da teoria da relatividade, Edson, inventor da lâmpada elétrica e mais de mil inventos, o brasileiro César Lates, descobridor do raio laser, Graham Bell, inventor do telefone, e muitos outros. Após a apresentação de experiências em sala de aula, cada turma escolheu dois grupos para representá-la.

No encerramento do evento, houve a apresentação do resultado das experimentações científicas, para a apreciação da comunidade acadêmica.