Femass recebe novos alunos em aula inaugural na cidade universitária

21/02/2018 12:13:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos

Próximo evento será na quarta-feira (28), às 18h15, quando o secretário de Educação, Guto Garcia, ministrará palestra

Os alunos ingressantes da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos receberam as boas vindas, na segunda-feira (19), no bloco A da Cidade Universitária, sede da FeMASS, e ouviram dos coordenadores de cursos o que encontrarão nos próximos anos de estudos na faculdade municipal. A primeira aula ou aula inaugural contou com a presença, também, de gestores e membros do diretório acadêmico e da Associação Atlética, que apresentaram aos calouros as suas atividades.

Com espírito de equipe, a aula reuniu, no Auditório Claudio Ulpiano, alunos dos quatro cursos da FeMASS, aprovados no processo seletivo realizado em dezembro passado, que também puderam conhecer o polo universitário composto ainda pela UFF e a UFRJ. O secretário adjunto de Ensino Superior, Márcio Magini, deu as boas vindas aos novos alunos, junto com a diretora da faculdade, Cláudia Leite. Na próxima quarta-feira (28), às 18h15, o secretário de Educação, Guto Garcia, dará uma palestra aos novatos sobre o futuro que os espera.

- A FeMASS é uma instituição municipal e que, portanto, tem em sua base de sustentação recursos da Prefeitura de Macaé. Nesse sentido vocês (novos alunos) devem se orgulhar de fazer parte de uma instituição de ensino superior gratuita, financiada com recursos públicos, e que atingiu um ótimo nível acadêmico. É importante salientar que a FeMASS integra um projeto maior de universidade que é a Cidade do Saber e do Conhecimento, na qual fazem parte, além da faculdade municipal, instituições como UFRJ, UFF, Uerj, Uenf e IFF. Esse conglomerado de instituições públicas de Macaé é único. Em nenhuma outra cidade do porte de Macaé existe uma diversidade de universidades públicas e particulares como em nossa cidade -, enfatizou Magini.

A FeMASS é vinculada à Secretaria Adjunta de Ensino Superior, da Secretaria Municipal de Educação, e oferece quatro cursos de graduação. Este ano, está com um total de 1.097 alunos, incluindo 200 novos aprovados no último vestibular, que vão fechar o primeiro semestre letivo no dia 13 de julho.

O total de alunos por curso está distribuído da seguinte forma: 399 em Engenharia de Produção (EP); 325 em Administração (Adm); 240 em Sistemas de Informação (SI); e 133 em Licenciatura em Matemática (Mat). A FeMASS tem se destacado com nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A diretora da FeMASS, Cláudia Leite, falou da importância da volta às aulas:

- Mais um ano letivo se inicia e nele depositamos nossos desejos e expectativas promissoras. Acreditamos na importância das relações como fator significativo para o aprendizado, esperando a integração entre os alunos, professores e equipe técnico-administrativa -, destacou.

A UFF e a UFRJ, que funcionam no município através de convênio com a prefeitura, retornarão às aulas no dia 12 de março, com um total de cerca de 5.500 alunos na Cidade Universitária em 18 cursos gratuitos de graduação e seis de pós-graduação em Mestrado e Doutorado.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas