Fest Verão 2017 termina neste domingo

18/02/2017 16:12:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros

Programação deste sábado contou com Aulão de Ginástica, Beach Soccer e Altinha

Após quatro finais de semana, com uma programação variada, termina neste domingo (19), mais uma edição do Fest Verão Esportivo, em Macaé. Atletas e desportistas tiveram a oportunidade de participar de atividades diversas e dar adeus ao último final de semana do horário de verão. A maratona esportiva, organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, começou na manhã deste sábado (18), na Praia de Imbetiba com o Aulão de Ginástica.

A empacotadora de supermercado, Rita de Cássia Peixoto, era uma das mais animadas do grupo. Ela afirma que gosta de praticar exercício físico diariamente para ter disposição nas atividades do dia a dia. "Além de cuidar da saúde física, o esporte é importante também para a saúde emocional e social. A galera aqui é bem animada e integrada", afirmou.

Com torcida organizada, as equipes de Beach Soccer entraram na arena com a responsabilidade de fazer bonito e garantir uma vaga para a final que a acontece neste domingo (19), a partir das 8h. A competição, que começou no último dia nove, reúne 55 equipes divididas em cinco categorias.

Para o secretário de Esportes, Thales Coutinho, a temporada 2017 do Fest Verão teve uma aceitação grande da população, foram aproximadamente 3,5 mil participantes em 23 modalidades. A novidade deste ano, foi o basquete de rua que contou com a apresentação especial dos atletas do Macaé sobre Rodas.

- Podemos dizer que este foi o ano da superação e da cooperação, pois para concretizar o Fest Verão 2017, contamos com uma força-tarefa dos profissionais da Secretaria de Esportes e a parceria das Secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Comunicação e Ordem Pública, que não mediram esforços para o sucesso do evento -, destacou.

Thales acrescentou ainda, que algumas modalidades superaram as expectativas de participantes. Como exemplo, ele citou o Futvôlei, realizado em janeiro e que contou com 62 duplas e a Corrida da Serra, com 400 inscritos, que irá acontecer neste domingo. Os atletas irão percorrer 5,5 km, com largada na localidade de Trapiche e chegada em Glicério.

Sucesso na edição de 2016, a competição de Altinha atraiu muitos torcedores da modalidade e despertou interesse de curiosos, neste sábado, na praia de Imbetiba. Participaram da competição 16 quartetos que vieram do Rio de Janeiro, Niterói e Espírito Santo.

O esporte trabalha a coordenação motora, a mobilidade das articulações, o reflexo e todos os músculos do corpo. Cada quarteto tem sete minutos para se apresentar e desenvolver o maior número de técnicas com a bola no ar, sem colocar a mão. Durante a apresentação a arbitragem avalia a técnica, dificuldade dos lances e tempo de bola no ar.

A modalidade esportiva é praticada por quarteto misto, homens e mulheres na mesma equipe e para manter a bola no ar, vale usar a cabeça, os pés, as coxas e o peito.

Neste domingo, a programação continua com as finais do Beach Soccer, a partir das 8 horas, na arena da praia de Imbetiba; Corrida da Serra, às 8 horas, no Trapiche; Futebol de Mesa, às 8 horas, no Flamenguinho; e Tênis de Mesa, às 13 horas, mais uma vez no Flamenguinho.

O festival é uma iniciativa da Secretaria de Esportes e a cada ano vem atraindo um número maior de participantes. Na edição deste ano, foram aproximadamente 3,5 mil inscritos que, ao longo das últimas semanas, se revezaram em 23 modalidades; Capoeira, Judô, Beach Soccer, Pesca, Futevôlei,Vôlei de Praia, Jiu-Jitsu, Kickboxing,Taekwondo, Muay Thai, No Gi, Bodyboard, Handbeach, Surf, Bicicross, Handbeach, Travessia no Mar, Altinha, Corrida da Serra, Futebol de Mesa e Tênis de Mesa. O evento, que é tradição no município, movimentou sete pontos: Cavaleiros, Praia Campista, Imbetiba, Aeroporto, Miramar, Pecado e Região Serrana.