Festa de São Pedro visa a evangelização

27/06/2005 14:35:12 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Com o objetivo principal de promover a evangelização, a paróquia de São Pedro, localizada na Barra de Macaé, estará realizando durante toda a semana a Festa de São Pedro. O louvor ao santo padroeiro dos pescadores tem início neste dia 29 de Junho, dia de São Pedro, às 19h, com missa presidida pelo padre Cláudio Meneses Pereira. A festa tem o apoio da prefeitura.

Logo após a cerimônia religiosa, haverá show com jovens da comunidade local. A festa termina no dia três de Julho. Dentre as diversas atividades que visam fazer do evento uma festa familiar estão missas, barraquinhas com comidas típicas, danças de quadrilhas, queimas de fogos e shows com bandas católicas conhecidas nacionalmente.

A História de São Pedro

O apóstolo Pedro era pescador e foi escolhido por Jesus para ser o chefe da Igreja, quando o Senhor lhe disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Os católicos o consideram como sendo o primeiro Papa.

Temperamental, Pedro teve momentos de amor e de decepção. Quando disse a Cristo: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”, agradou o Senhor. Mas quando negou conhecer Jesus por três vezes, mostrou toda a sua humanidade e entristeceu o Mestre.

No entanto, depois de receber o Espírito Santo, com Maria e os outros seguidores mais próximos de Jesus, no Cenáculo. Pedro pregou abertamente convertendo cerca de três mil pessoas. Nesta ocasião, a covardia ficou de lado e um novo homem nascia para o evangelho. O próprio Cristo havia prometido fazer dele um pescador de homens.

Pelas mãos dele, muitos milagres e prodígios ocorreram nas primeiras comunidades cristãs. Entre eles a cura do coxo de nascença, na porta do templo de Jerusalém. Conta o livro dos Atos dos Apóstolos que o ex-coxo entrou no templo pulando, andando e agradecendo a Deus.

Programação da Festa

Dia 30 de Junho – Quinta-Feira

19h – Santa Missa
20h – Quadrilha de Crianças
21h – Show com a banda católica ORASAMBA

Dia 01 de Julho – Sexta-Feira

19h - Santa Missa
20h30min – Quadrilha com o Grupo Amanhecer da 3ª Idade
21h – Show com Paulo Eduardo da Comunidade Toca de Assis

Dia 02 de Julho – Sábado

19h – Santa Missa
20h30min – Quadrilha com o Grupo Amor da 3ª Idade
21h – Show com a banda VOCARIS, de Papucaia, Cachoeiras de Macacu

Dia 03 de Julho – Domingo

9h – 1º Festival de Música de São Pedro
12h – Almoço
15h – Bingo
18h – Santa Missa, seguida de Procissão
19h – Show com a Banda DOMINUS, de Belo Horizonte