Festival Varilux de Cinema Francês chega a Macaé nesta semana

03/06/2019 15:54:00 - Jornalista: Adriana Bacellar

Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira (6), a bilheteria do Teatro Municipal estará aberta para a venda de ingressos dos filmes

O cinema francês está chegando à cidade. Considerado como o maior evento de filmes franceses fora da França, o Festival Varilux de Cinema Francês traz ao Brasil, em sua décima edição, 17 longas-metragens recentes dos mais variados gêneros e temáticas. Ação, comédia, animação, drama e filmes históricos ainda inéditos no país poderão ser conhecidos entre quinta-feira (6) e 19 de junho, em vários horários, no Teatro Municipal de Macaé e em vários pontos da cidade, em sessões itinerantes.

Para o Secretário Municipal de Cultura, Thales Coutinho, com essa parceria o município de Macaé ganha destaque no cenário audiovisual.

- O festival é extremamente reconhecido em todo país, pois retoma uma longa tradição brasileira de valorizar as produções do cinema francês. Ficamos muito felizes em participar da realização da edição em que se comemora os 10 anos do Festival Varilux de Cinema Francês e convidamos toda a população de Macaé e região a comparecer, disse Thales Coutinho.

A abertura do Festival Varilux de Cinema Francês será realizada no dia 5 de junho (quarta-feira). Evento fechado para convidados, a estreia do festival contará com a exibição do filme “Amor à Segunda Vista”, que depois também estará na grade de programação aberta ao público. Já a partir desta quinta-feira (6), a bilheteria do Teatro Municipal estará aberta para a venda de ingressos dos filmes que serão exibidos no teatro. Os ingressos custam 5 reais.

Além disso, em Macaé a parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Aliança Francesa vai permitir também a exibição de filmes ao ar livre, como no Espaço de Convivência das Malvinas (dia 9/6 às 15h, filme infantil “Asterix e o Segredo da Poção Mágica”), Solar dos Mellos (dias 11, 12, 17 e 18/6, sempre às 19h) e praia de Imbetiba (dia 14/6 às 19h). Tudo graças ao projetor e ao telão inflável recém-adquiridos pela Secretaria de Cultura, o que irá proporcionar a gratuidade de todas essas sessões externas. E nas manhãs dos dias 7/6 (10h), 10/6 (9h) e 11/6 (10h), haverá sessões gratuitas também para estudantes da rede pública da cidade no Teatro Municipal.

O diretor da Aliança Francesa de Macaé, Alexandre Azevedo, agradeceu a parceria da Secretaria Municipal de Cultura na realização do festival na cidade:

"Quero agradecer o empenho do secretário Thales Coutinho para fazermos o Festival Varilux de 2019. Há 10 anos que o realizamos na cidade e essa parceria vai permitir que muito mais gente tenha acesso à programação do festival", disse Alexandre.

Realizado em cerca de 80 cidades brasileiras, dentre as quais Rio de Janeiro, São Paulo e Macaé, o Varilux 2019 traz ao Brasil e à cidade produções francesas recentes de sucesso. A programação completa pode ser conferida no site www.variluxcinefrances.com, cidade Macaé. À bientôt!