Fiscalização Ambiental averigua vazamento nos Cavaleiros

28/02/2005 17:15:24 - Jornalista:

Uma equipe do setor de Fiscalização e Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé esteve hoje, pela manhã, na Praia dos Cavaleiros, para averiguar o que ocasionou uma mancha negra na faixa de areia, em frente à saída de uma galeria de águas pluviais, onde está sendo construído um dos quiosques da orla. A Secretaria Municipal de Obras também está mobilizada neste sentido, e efetuará o monitoramento da rede com o objetivo de detectar as ligações clandestinas de efluentes domésticos.

Na busca de informações, os fiscais da secretaria conversaram com moradores e comerciantes locais, e também observaram o escoamento da galeria, abrindo bueiros e bocas-de-lobo próximos à área. Outra medida tomada pela secretaria de Meio Ambiente foi o isolamento da área atingida, para evitar a aproximação das pessoas. “Vamos providenciar uma análise da areia e aguardar os resultados que vão indicar a composição dos materiais e, conseqüentemente, a origem das ligações clandestinas”, informou o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Manhães.

Ainda de acordo com o secretário, assim que os responsáveis pelo problema forem identificados, os mesmos serão intimados a procederem da forma correta em relação às ligações sanitárias de suas casas ou de seus estabelecimentos comerciais. “Estamos estudando uma forma de recuperar a área atingida o mais rápido possível”, completou Fernando Marcelo, dizendo ainda que, em breve, será lançada uma campanha para conscientizar os moradores do bairro Cavaleiros sobre esta questão.