Flicmac vai receber Planetário Móvel 360º

22/11/2017 11:19:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Reprodução

Diversas atrações marcam o evento, que começa nesta quinta-feira

O Planetário Móvel 360º promete agitar o I Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac), que começa nesta quinta-feira (23) e vai até sábado (25), na Praia da Imbetiba, das 9h às 22h. Durante os três dias do evento, o público terá a oportunidade de embarcar em um passeio pelo sistema solar.

O espaço inflável vai apresentar de forma interativa, planetas, movimentos celestes, cometas, estrelas cadentes e meteoros. Esta é a primeira vez que o Planetário Móvel 360º visita Macaé. Cada sessão dura uma média de 20 minutos com intervalos de 30 minutos.

O roteiro do planetário consiste em uma visita à lua, sol, Marte, Júpiter e Saturno com seus intrigantes anéis e outros planetas do sistema solar. O investimento será de R$ 10 para alunos da rede privada e R$ 3 para alunos da rede pública. Professores e profissionais da rede pública acompanhados por turmas com estudantes não pagam a entrada.

O local, com capacidade para 60 visitantes por sessão, é ideal para os admiradores dos planetas e também para quem tem curiosidade sobre os mistérios do universo. O público também terá a chance de saber mais a respeito de como acontecem os eclipses e como são os planetas. Para isso, serão apresentados vídeos interativos de acordo com a faixa de idade do visitante.

Para a Educação Infantil (dois a cinco anos), por exemplo, serão destacados quatro vídeos. Além disso, os visitantes poderão obter mais conhecimentos sobre temas desde o sol até a atmosfera gelada de Plutão.

Reconhecido em todo o país por destacar planetas, movimentos celestes, cometas e estrelas cadentes, o Planetário Móvel 360º é fruto da parceria entre as empresas RPC Cultural e TecnoEduc, que vai disponibilizar a comercialização de livros mágicos em 3D sobre temas como animais e meios de transporte.

Mais do que um subsídio didático, o Planetário é uma ferramenta de entretenimento cultural, e uma maneira de viajar através do tempo e espaço. A proposta é que os educadores possam trabalhar os conteúdos apresentados no planetário na sala de aula em trabalhos individuais e coletivos.

As visitas, segundo o secretário de Educação, professor Guto Garcia, vão contribuir com aulas de disciplinas como Ciências, Biologia, Meio Ambiente, Física, Astronomia, entre outras. "Estamos satisfeitos em receber o Planetário 360º. No espaço em que se simula o céu, são apresentadas questões relevantes sobre a astronomia de forma lúdica e dinâmica. Com certeza, o local será um sucesso no Flicmac", destaca.