Formação Continuada à Distância está com inscrições abertas na rede municipal

02/09/2015 11:04:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Modernização da educação garante mais cursos

Estão abertas até o dia 20 (domingo), as inscrições para dois cursos na modalidade de Educação à Distância (EAD). São eles “Mediação Pedagógica com a web 2.0 - Ferramentas do Google Drive - Uso Ético” e “Seguro e Legal da Tecnologia – Desafios da Educação na Era Digital”. A oportunidade é para atender professores que atuam ou não nos laboratórios de informática da rede municipal. Os interessados podem se inscrever pelo endereço eletrônico www.ntmmacae.com. Os cursos vão acontecer entre os dias 25 deste mês e 15 de dezembro. A grade de cursos segue o novo sistema com regras para a Formação Continuada dos Professores. Com o novo processo, todo professor que estiver cursando graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado (presenciais ou à distância) estarão isentos de fazer a Formação Continuada, devendo o professor apresentar a declaração atualizada à direção da escola.

O cronograma de cursos será oferecido pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Educação. Cada módulo terá a duração de quatro meses e vai envolver cerca de 50 educadores em cada curso. A programação será ministrada pelo sistema de Educação à Distância, o que segundo a coordenação, vai facilitar a dinâmica do curso e atrair mais candidatos. Os profissionais da rede municipal têm uma gama de cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria de Educação, subsidiando as práticas pedagógicas e possibilitando reforço na atuação dos profissionais que atuam nas escolas municipais.

Cursos de mediação pedagógica com a Web 2.0 serão disponibilizados

O módulo à distância com um encontro presencial (opcional para ambientação na plataforma Moodle) vai apresentar possibilidades de utilização da inteligência coletiva para a aprendizagem colaborativa. O professor terá acesso a ferramentas do Google Drive que irão facilitar o dia a dia em sala de aula. Além disso, o educador conhecerá recursos que poderão ser utilizados além da sala de aula, com elaboração de atividades, avaliações e pesquisas, assim como produção de textos, planilhas e apresentações.

Outro curso à distância é “Uso Ético, Seguro e Legal da Tecnologia - Desafios da Educação na Era Digital”. A capacitação possibilitará a formação do professor quanto à atenção do perigo dos crimes virtuais, seja na prática pedagógica como também no seu cotidiano através da discussão dos casos que caracterizam crimes virtuais. Durante a formação serão apresentadas atividades que destacam conscientização de posturas diante desse tipo de crime. Na ocasião, os profissionais terão a oportunidade de elaborar propostas para melhor informar alunos, responsáveis e professores quanto às informações do curso. Também será destacada a previsão legal que abrange o painel da criminalidade virtual, aprofundamento de estudos sobre o novo Marco Civil da Internet, bem como sua aplicabilidade.

Formação Continuada - Todos os cursos presenciais ou à distância, seminários, palestras, congressos na área de educação serão válidos para Formação Continuada dos professores, desde que a declaração/certificado seja analisada e validada pela direção da Unidade Escolar. Com isso, os professores poderão fazer outros cursos fora da agenda já oferecida pela Educação, sejam estes presenciais ou cursos à distância.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, as novas medidas atendem às reivindicações e sugestões das categorias. "Os professores que possuem duas matrículas farão uma única formação. Já os que possuírem um projeto de formação e que desejarem atuar como formador ou tutor de curso, em parceria com a Educação, estarão isentos da formação, na proporção do que for utilizado”, disse.

O professor não vai precisar mais comprovar todo mês a realização das quatro horas de curso, agora será semestral. A comprovação de carga horária deverá ser de 20 horas informada até junho e 20 horas até novembro. Frequência e falta serão semestrais.

Outra questão é que o dirigente da escola municipal poderá organizar cursos na própria escola com a orientação das equipes da Educação. A escola, através de sua equipe gestora, desejando assumir a carga horária de formação continuada em sua unidade escolar, poderá fazer em parceria com a Subsecretaria a que pertence, devendo apresentar a ementa, a forma de avaliação e a carga horária para acompanhamento pela Educação.