Formatura do CAp-Funemac acontece na Cidade Universitária

18/12/2014 16:41:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer / Funemac – Comunicação

Foto: Maurício Porão

A formatura aconteceu no auditório Cláudio Ulpiano na noite de quarta-feira (17)

Alunos, familiares, professores, demais funcionários e até ex-alunos. Assim é a estrutura do Colégio de Aplicação (CAp), mantido pela prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), que formou mais 56 alunos no Ensino Médio, na noite desta quarta-feira (17), no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Neste mesmo lugar, em fevereiro de 2012, a maioria dos formandos teve a primeira aula e, depois de 200 dias letivos por ano, muito trabalho, dedicação e empenho no ensino integral, a formatura ganhou cara de última aula.

O CAp fará cinco anos de existência em 2015 e esta foi a terceira turma de formandos na sua história. No final da cerimônia, os formandos, responsáveis por esta história, receberam o certificado de conclusão do curso que marca o início de uma nova etapa na vida deles, que têm idades entre 17 e 18 anos: a escolha do curso superior. O presidente da Funemac, Gleison Guimarães, falou aos formandos sobre as escolhas que devem fazer para serem felizes.

- Presenciar a formação de todos vocês é o meu encantamento maior nesta noite. Os pais, vendo seus filhos formados pelo CAp, escola que preza pelo ensino de qualidade na educação pública, também merecem os parabéns. O CAp-Funemac forma gente, além do conhecimento, preparando seus alunos para o mercado de valorização de pessoas e das profissões que vão escolher. As escolhas são difíceis, mas escolham sempre serem felizes e usem essa felicidade em prol do outro, da família e, sobretudo, da satisfação pessoal. Assim vocês vão longe. Agora todos vocês estão preparados para chegar ao ensino superior. E a Cidade Universitária está de portas abertas para quem quiser estudar aqui.– destacou.

Gleison Guimarães observou ainda que esta foi a primeira vez que participou da cerimônia de formatura do CAp, uma vez que assumiu a gestão da Funemac em janeiro deste ano. Ele compôs a mesa do evento junto com o vice-presidente da fundação, Carlos José Mattos de Andrade; a diretora geral do CAp, Wanessa Leal; a diretora adjunta, Sueli dos Santos; e o professor de Filosofia paraninfo da turma 3001, Cláudio Marcelo dos Santos, e a professora de Inglês, paraninfa da turma 3002, Juliana Duarte Cunha.

Os alunos foram conduzidos aos seus lugares pelos paraninfos, e os pais e demais convidados puderam acompanhar de perto todos esses passos. A diretora geral lembrou que, apesar de pouco tempo de criação, o CAp já tem uma grande história.

- Minhas palavras hoje são de agradecimento por partilhar este momento que ficará marcado na vida de vocês. No CAp são dias inteiros de estudos para colherem o fruto do conhecimento que ninguém tira da gente -, enfatizou Wanessa Leal.

Cerimônia marcada por emoções, risos e aplausos

Os alunos oradores de suas turmas – Gabriel Moreira Dias, da 3001, e Ana Carolina Damasceno Pereira Alves de Souza, 3002 – tiraram gargalhadas da plateia contando histórias que viveram em sala de aula nesse tempo. Foram, como disseram, muitas horas de artes sonoras, visuais, oficinas, informática, leitura, produção textual, inglês, espanhol, introdução à metodologia científica, filosofia e outras, mas sempre com espaço para a diversão e integração entre os alunos.

Nesse ritmo, eles conseguiram transformar o momento sério da formatura em algo criativo e, na hora da entrega dos certificados, o nome de cada formando apareceu no telão, com fotos que marcaram sua infância e um trecho da sua música preferida. Assim terminou a noite, com risos, aplausos, emoções e palavras que iluminam vidas.

A formanda Larissa Ninice, 18 anos, disse que já fez o Enem, gostou das provas, mas ainda não fez a sua escolha que está entre Enfermagem ou Medicina. O que ela já sabe é que quer estudar na Cidade Universitária que oferece esses cursos pela UFRJ.

O CAp é vinculado à Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, e funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Está situado à Alameda Almirante Raimundo Correa, 151, bairro Novo Cavaleiros. A Cidade Universitária localiza-se à rua Aloísio da Silva Santos, 50, bairro Granja dos Cavaleiros, e abriga, além da FeMASS, a UFF e a UFRJ. O campus oferece 17 cursos gratuitos de graduação e outros chegarão em 2015, ampliando a oferta de vagas. Há ainda três cursos de pós-graduação.