‘Francisco Congo’ será lançado nesta quinta-feira

13/03/2019 11:30:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Helder Santana

Noite de autógrafos será às 19h, no Solar dos Mellos

Será no próximo ‘Quintas no Museu’ (14), às 19h, no Solar dos Mellos, Centro, a noite de autógrafos da professora doutora da rede de educação de Macaé, Rossana Agostinho Nunes. O evento, previsto para a última edição do projeto, foi adiado devido à chuva. 'Francisco Congo: as desventuras de um africano escravizado no Rio de Janeiro' (Paço Editorial) conta a história de um homem que foi escravizado e forçado a atravessar o Atlântico. Nesta trajetória, ele correu por diversas vezes risco de morte e precisou criar uma nova história “feita de sangue e suor, mas também de força e coragem”.

A pesquisadora ressaltou a relevância de apresentar aos estudantes da Educação Básica personagens desconhecidos da história do Brasil. “Quando se humaniza uma história, ela fica bem mais fácil de aprender. Em sala de aula, isso faz diferença para a formação de identidade afrodescendente, embora o preconceito ainda persista. É discutindo que romperemos com os preconceitos”, disse.

O livro trata ainda da peculiaridade da escravidão no Brasil em relação a antigo costume de escravizar outros povos, presente em várias civilizações.

Rossana é doutora em História Política pela UERJ, graduada e mestre em História pela UFF. Em 2015, atuou por cinco meses como pesquisadora visitante no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades – Universidade de Évora, em Portugal. É autora do livro Nas Sombras da Libertinagem: Francisco de Melo Franco (1757-1822) entre Luzes e Censura no Mundo Luso-Brasileiro, publicado pela Multifoco em 2013.

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no centro da cidade. Mais informações pelo telefone 2759-5049.