Fundação Macaé de Cultura promove o artesão local

01/06/2005 19:04:51 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Na próxima terça-feira, dia sete, a Fundação Macaé de Cultura levará 21 artesãos para o Noroeste do estado. Nas cidades de Varre-Sai, Porciúncula e Natividade, os macaenses irão buscar inspiração para compor novos trabalhos, promovendo intercâmbio com os artesãos da região. A viagem faz parte dos incentivos dados à Fundação Macaé de Cultura ao artesanato local.

Segundo o assistente de equipe Hélio da Costa Araújo Júnior, o objetivo dos artesãos macaenses é montar uma cooperativa, que facilite a venda dos produtos. “Tudo isso com apoio da Fundação Macaé de Cultura e orientação do Sebrae”, garante. Ele lembra ainda que muitos europeus levam para seus países artesanato de Macaé, que é 100% brasileiro.

Fibra de bananeira, jornal, papel marchê, malhas, casca de ovos, madeira, bambu e palito são alguns dos componentes trabalhados com a criatividade do artesão para fazer produtos, como por exemplo as cestas de jornal. “Cada artesão tem seu estilo próprio ao criar”, explica Hélio.

Organizados em uma entidade própria, nas manhãs de todas as primeiras segundas-feiras do mês, 63 pessoas inscritas na Associação dos Artesãos de Macaé se reúnem no Teatro Municipal. Neste encontro, uma comissão de quatro artesãos avalia as peças dos interessados em ingressar na associação.

Os cadastrados podem vender seus produtos na Macabaíba Artesanatos, que está aberta ao público de 9h às 18h, no primeiro andar do Centro Macaé de Cultura. Nas reuniões, uma especialista do Sebrae promove o artesão local, com palestras e cursos.