Fundação Municipal Hospitalar abre inscrições para estágio em Fisioterapia

17/03/2005 17:34:39 - Jornalista:

A Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, através do Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva, está com inscrições abertas até o dia 14 de abril para estagio na área Fisioterapia.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, através do telefone 2773-0061 - ramais 254 e 257 ou na instituição com Elizabeth. As vagas são destinadas a acadêmicos que estejam cursando o último ano da Faculdade de Fisioterapia.

Os inscritos farão uma prova de conteúdo específico no dia 15 de abril, às 14h, no auditório da Guarda Municipal. Os 14 primeiros colocados serão submetidos a entrevista no dia 19, às 9h, no HPM. Os aprovados atuarão no Serviço de Tratamento Intensivo Adulto (STI).

Segundo a coordenadora de Fisioterapia, Maria Célia Ximenes, serão sete vagas com plantão de 12 horas semanais, no período de seis meses. Ela lembra que os candidatos devem levar no dia da prova caneta preta ou azul.

Fisioterapia – O serviço de fisioterapia do STI adulto do HPM desenvolve um trabalho importante, com suporte e atuação em diversas atividades, prevenindo complicações da síndrome da imobilidade do leito como: doenças do sistema respiratório, sistema osteomioarticular e nas úlceras de pressão e também nas seqüelas neurológicas e politraumatizados.

Segundo os fisioterapeutas do STI, Emanuele Frasão e Luiz Phelipe Machado, eles atuam através da ventilação não invasiva (o paciente respira com auxílio de um aparelho com máscara), monitorização ventilatória mecânica invasiva, visando proporcionar um suporte ventilatório adequado, onde se obtém um resultado satisfatório, evoluindo com a retirada da prótese ventilatória.

“É de nossa responsabilidade a ventilação mecânica, ou seja, o controle do aparelho que vai fazer ventilar o pulmão do paciente. Também atuamos no transporte para realização de diversos exames complementares e ainda deslocamento em ambulância para outros procedimentos externos”, finalizaram.

Os interessados devem se orientar através da seguinte referência bibliográfica; Fisiologia Respiratória (Margarida Aires Lemos); Fisioterapia Respiratória (Fisioterapia para problemas cardíaco e respitatórios – Jennifer Pryor e Bárbara Mebber); e Fundamento de Terapia Respiratória de EGAN.