Funemac: bolsas de estudo são voltadas para a educação, saúde e qualidade de vida dos cidadãos

22/05/2015 16:38:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Os 168 alunos contemplados com as bolsas de estudo 2015 da Funemac tiveram que seguir um importante critério durante a seleção: implementar trabalhos voltados para resultados na educação, saúde e qualidade de vida dos cidadãos e, consequentemente, para o desenvolvimento do município. Isto porque a prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), investe em pesquisas acadêmicas desenvolvidas na Cidade Universitária que retornarão como melhorias para a sociedade.

Foram sete editais lançados pela Superintendência Acadêmica da Funemac tendo como base os três principais pilares da administração pública municipal – educação, saúde e qualidade de vida - fortalecendo, assim, a Cidade Universitária como amplo polo de pesquisa acadêmica e cumpridora do seu papel social de aproximação da universidade com a sociedade.

As bolsas atendem a alunos matriculados no Colégio de Aplicação (CAp), da prefeitura, através de emenda parlamentar impositiva e a partir de critérios socioeconômicos; a estudantes de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) do município; Monitoria, Mestrado e Doutorado – sendo a de Monitoria específica para a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), visando a melhoria do ensino na faculdade pública municipal -, e para Iniciação Científica e Extensão.

O total de selecionados por edital foi o seguinte: Iniciação Científica e Extensão, 80 alunos; CAp, 50; auxílio à graduação, 15 alunos; Mestrado, 14; Monitoria, sete; e Doutorado, dois estudantes. As bolsas têm duração entre oito e nove meses e já estão em vigor.

Na Cidade Universitária, além da FeMASS, funcionam a UFF e a UFRJ, e está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros, onde também é a sede administrativa da Funemac.