Funemac certifica 58 agentes comunitários de saúde

28/07/2015 16:32:00 - Jornalista: Bertha Muniz

Chegou ao fim, na sexta-feira (24), o 3º Curso Introdutório para agentes comunitários da saúde - Estratégia Saúde da Família (ESF) de Macaé promovido através de uma parceria entre a Superintendência Acadêmica da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), secretaria de Saúde e Coordenação de Estratégia de Saúde da Família.

O curso teve o objetivo de capacitar e qualificar para o desempenho de suas funções 58 agentes comunitários de saúde (ACS) que atuarão nas comunidades macaenses, através das equipes de Estratégia de Saúde da Família, que foram convocados, neste ano, por meio de concurso realizado em 2012 e homologado em 2013. Ao fim da parte teórica, os agentes fizeram uma prova de avaliação do Curso Introdutório, que é uma condição preconizada pelo Ministério (Portaria 2.527/ 2006), sendo um item obrigatório pelo edital do concurso, para que tomem posse.

O curso, que tem a certificação garantida pela Funemac desde a sua primeira turma, teve início no dia 13 de julho, com aulas na Cidade Universitária e carga horária de 80 horas. As aulas foram ministradas por professores da Semusa e do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- Macaé), além de profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

- O curso é mais uma parceria de sucesso, programado para atender todo o conteúdo programático preconizado pelo Ministério da Saúde e voltado para a prática do cotidiano desses profissionais que saem daqui qualificados para exercerem suas funções no trabalho - destacou Miriam Benjamin, autora do projeto que criou o curso.

Em maio de 2015, a segunda edição do Curso Introdutório formou outros 54 ACS que já estão trabalhando distribuídos entre as 29 equipes de Estratégia de Saúde da Família.