Funemac e SAPH promovem lançamento de livro

28/10/2005 15:57:54 - Jornalista: Cesar Dussac

A Fundação Educacional de Macaé – FUNEMAC e a Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico – SAPH, em parceria, promoveram na noite de quinta-feira (27), no Solar dos Mellos, o lançamento do livro “Avaliação Institucional: Quem Acredita?”, de autoria do presidente do Conselho Estadual de Educação – CEE, professor Roberto Boclin.

O autor fez um resumo dos quatro capítulos do livro. Roberto Boclin contou que passou a se interessar pelo assunto avaliação, quando era professor do Senai, no final da década de 60, e foi designado para acompanhar o professor francês Pierre Douet, autor de trabalhos sobre o assunto. “Naquela época, o conceito de qualidade era considerado abstrato e, tudo o que fosse bom e belo era considerado de interpretação subjetiva. Então, surgiu Robert Stake, que introduziu a mensuração da qualidade, através de indicadores de desempenho, alvo de estudos de toda a minha vida daquela época até hoje”, contou. Segundo Boclin, o indicador exige denominador, e deve sempre se estabelecer uma relação entre duas variáveis, que aponte um caminho.

O secretário de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles, fez a abertura. “Macaé avançou tecnologicamente, mas o prefeito Riverton Mussi entende que temos de preservar nossa história. A secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico quer utilizar a história como ferramenta para avançar; fazer retrospectiva para se projetar no futuro”, ressaltou.

O presidente da Funemac, professor Jorge Aziz, enfatizou a importância do local escolhido. “É importante que, durante um café literário, espaço destinado à música, literatura, poesia, em local de importância histórica para o município, seja lançado um livro científico, de grande importância acadêmica, uma obra que trata de avaliação do ensino”. Para o professor Aziz, é uma proposta inovadora e necessária para promover a avaliação acadêmica do ensino e uma pós avaliação qualitatativa, não mais restrita ao número de alunos que fazem um curso. A reforma de critérios de avaliação de uma universidade preconiza novos tempos, que nortearão a Universidade Municipal de Macaé”, concluiu.

Também estiveram presentes no evento o vereador Maxwell Vaz e o presidente da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca – AGRAPE – Chico Machado, a diretora da Fafima, Maria Luíza Furlin Bampi e o professor Francisco Carlos Gomes, da Instituição.