Governo amplia atenção básica com a construção de quatro unidades

21/06/2018 12:18:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Novas unidades de saúde estão sendo construídas na Ajuda, Nova Holanda, Barramares e Aeroporto

Quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo construídas em Macaé para ampliar, ainda mais, o atendimento da Atenção Básica à população - seis equipes vão atuar nos novos espaços. Os trabalhos seguem acelerados e a previsão de entrega é para o segundo semestre desse ano. As unidades estão sendo construídas em área própria do município, nos bairros da Ajuda, Nova Holanda/Nova Esperança, Barreto/Barramares e Parque Aeroporto. Juntas, as unidades atenderão 40 mil pessoas moradoras desses locais e de bairros adjacentes. As obras estão sendo executadas com recursos próprios da Prefeitura de Macaé e 50% de verba do governo federal.

- O objetivo é ampliar a cobertura das áreas mais populosas do município, que estão descobertas do atendimento básico - explicou a secretária de Atenção Básica, Deusilane Galiza de Almeida.

Além do atendimento de médico de família, as unidades oferecerão consulta de enfermagem, vacinação, curativos, fisioterapia, preventivo, pré-natal, acolhimento a hipertensos e diabéticos. Isso inclui, também, as visitas domiciliares. Com as novas Unidades Básicas de Saúde, o bairro da Ajuda terá três equipes, Barramares duas equipes, Namorado três equipes e Nova Holanda duas equipes. Cada uma é responsável por quatro mil pessoas. Algumas, como a do bairro Ajuda, já estão implantadas e atendem a população. Agora, elas ganharão novas instalações físicas para melhorar a assistência.

Hoje, o município possui 43 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), que abrangem 172 mil pessoas e, com as seis novas equipes, o número chegará a 196 mil pessoas. A cobertura atual da ESF é de 70%, na área central do município, e de 100% na região serrana.

As obras das UBS foram iniciadas em 2017 e as plantas seguem padrão do governo federal. As unidades possuem consultórios médicos e odontológicos, salas de inalação, vacina, curativo, procedimentos, observação, atividades coletivas e administração, depósito de material de limpeza, almoxarifado, copa, banheiros para funcionários e com acessibilidade para os pacientes, expurgo e sala de esterilização.

Endereços das novas UBS:


  • Ajuda - Loteamento Atlântico Norte, Rua 42, 43 e 44;

  • Nova Holanda/Nova Esperança - Rua Aurélio Cristino, s/n°;

  • Barreto/Barramares - Loteamento Barramares, Rua Raul Seixas, esquina com Rua Cazuza;

  • Parque Aeroporto - Loteamento Namorados, Rua 1, s/n°.


Fotos Relacionadas