Prefeitura Municipal de Macaé

Governo realiza ações integradas de combate à dengue

2017-01-12 16:04:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
Foto da tenda montada na praça
Foto: Rui Porto Filho e divulgação
Trabalho preventivo está sendo realizado em toda a cidade

Ações integradas do governo municipal estão sendo intensificadas em Macaé no combate ao mosquito Aedes aegypti. Para atender solicitações ou tirar qualquer dúvida da população, uma tenda foi montada na Praça Washington Luiz. O local está servido como base da força-tarefa que reúne profissionais de diferentes setores da prefeitura.

De acordo com o coordenador administrativo do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Flávio Paschoal, o trabalho é intensificado principalmente nos bairros de maior infestação do mosquito. "Estamos empenhados no trabalho preventivo a fim de evitar que o mosquito se procrie e ofereça o risco das graves doenças que transmite", explicou Flávio.

A aposentada Lenita Barreto, moradora do Centro, conta que procura cuidar do seu quintal todos os dias. "Gosto de plantas, mas procuro usar vasos com terra. A caixa d' água é tapada com telas apropriadas e nunca tivemos dengue ou outro tipo de doença relacionada ao mosquito", afirmou.

Ambiente destina 52 toneladas de pneus para reciclagem

A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade encaminhou, nesta quinta-feira (12), 52 toneladas de pneus inservíveis para empresas de reciclagem cadastradas junto à Prefeitura de Macaé e Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A ação, resultado de um convênio firmado entre o município e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), acontece semanalmente e visa evitar o acúmulo de água. A proposta é eliminar possíveis criadouros para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika vírus.

O Programa de Recolhimento de Pneus inservíveis tem 78 borracharias cadastradas em todo o município - tanto na área urbana, quanto na região serrana. São recolhidos e destinados para a reciclagem cerca de 54 toneladas mensais.

O recolhimento atingiu a marca de 2,1 mil toneladas, nos últimos quatro anos. Em 2013, foram 384 toneladas. No ano seguinte, a marca foi de 540 e, em 2015, 654. No ano passado foram, em média, 600 toneladas.

Para mais informações ou orientação técnica, o cidadão pode procurar a Secretaria de Ambiente, localizada no Macaé Shopping, 1º piso, na Avenida Rui Barbosa, 1.725, Alto dos Cajueiros, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Telefones: (22) 2796-1280 e (22) 2796-1380, ramal 217.

Quem quiser mais informações sobre o combate ao Aedes aegypti pode ir à tenda na Praça Washington Luiz ou ligar para 0800-022-6461 ou ainda na página da prefeitura no Facebook.

Busca

Acesso Rápido

Destaque