Governo realizará concorrência pública para reforma do Ginásio Poliesportivo

16/10/2017 15:58:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Concorrência Pública para reforma do ginásio será do tipo menor preço global

O Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt receberá reformas gerais. Para tanto, o Governo Municipal publicou no dia 11 de outubro, no Diário Costa do Sol, a concorrência pública nº 009/2017, do tipo menor preço global, para contratação de empresa especializada em construção civil para a reforma do ginásio poliesportivo, com fornecimento de materiais, mão-de-obra e equipamentos aos atendimentos às necessidades da Secretaria Municipal de Esportes. O certame está programado para 17 de novembro, 10 horas, no Paço Municipal, localizado na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 534 – Centro.

O edital da Concorrência Pública nº 009/2017- Processo Administrativo nº 21.918/2017 está disponível no Portal da Transparência da Prefeitura de Macaé. Nele estão previstos, dentre outras coisas, o valor estimado para a execução das obras, R$ 7.131.236,90, com base na tabela de preços da Empresa de Obras Públicas (Emop), bem como o prazo de 720 dias, a contar da data de assinatura do contrato. Ainda segundo o edital, será exigido, após o término, garantia pela solidez e segurança da obra e dos materiais empregados a ser prestada pelo construtor de cinco anos por conta da contratada, conforme dispõe o artigo 618 do Código Civil.

Fazem parte do escopo da obra intervenções na estrutura e cobertura; na subestação de energia elétrica; nas instalações elétricas e hidrossanitárias; na quadra poliesportiva; revestimentos de parede, piso e teto; pintura; esquadrias, ferragens e vidros; e limpeza geral, incluindo caixa d’água, das vidraças, das caixas de ralo, arquibancadas em concreto aparente, poços de visita e das saídas de água.

Segundo a Secretaria Adjunta de Obras, serão realizadas substituições de piso, grades, estrutura metálica, iluminação, pintura e, ainda, serão reformadas as duas quadras externas e a subestação de esgoto.

"O piso, que hoje é de madeira, receberá material emborrachado, tornando-se mais funcional para a prática de outros esportes além do basquete, vôlei e futsal. Isso é fundamental para a realização de eventos em um espaço que segue padrões internacionais", afirma o secretário de Obras, Saulo Ramos de Souza.

O ginásio tem capacidade para cinco mil pessoas, sendo três mil sentadas. Sua estrutura é formada por enfermaria, vestiários de atletas e de árbitros, alojamento, área vip com camarotes, departamento médico com sala de fisioterapia, estacionamento, sala para imprensa, cabine de TV e rádio, auditório, serviço médico (ambulatório e dependências) e academia.

Para o secretário de Esportes, Aquiles Lemos Vieira, a reforma tem o objetivo de resgatar as atividades esportivas dentro do espaço. "Toda a sociedade será beneficiada. Nossos projetos sociais, assim como os eventos esportivos, serão realizados com segurança no ginásio", frisa o secretário.