Gripe: 23.200 mil pessoas já foram imunizadas

13/05/2017 15:15:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros

Vacinação protege contra três subtipos do vírus da doença

A Secretaria de Saúde de Macaé está realizando neste sábado (13), até as 17h, o dia D da campanha de vacinação contra gripe. A ação segue até o dia 26 de maio em 35 postos de saúde do município, sempre de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

De acordo com dados do Programa Municipal de Imunização, 1.200 pessoas receberam a vacina até às 12h deste sábado, totalizando 23.200 doses aplicadas em 20 dias de campanha. A meta do município é atingir 41 mil pessoas que fazem parte do público-alvo.

Neste dia de mobilização nacional, uma equipe volante também fez a vacinação nas casas onde há pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção, como é o caso do aposentado Álvaro Rezende Martins, 83 anos. "Este trabalho é muito importante para quem não pode sair de casa, mas tem que manter a saúde em dia", frisou.

A gerente do programa, Luciana Santos, lembra que os familiares ou cuidadores podem agendar a vacinação domiciliar na Casa da Vacina e um equipe será deslocada para fazer a imunização. Nos bairros onde há unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) os moradores podem procurar o posto para marcar a visita.

O público-alvo da campanha são crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, professores da rede pública e privada pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O gerente de vendas, Rogério Costa, aproveitou a abertura dos postos neste sábado para levar a filha Giovana de três anos. "É muito importante manter a vacinação em dia, principalmente neste momento da chegada do inverno. O governo faz a parte dele oferecendo a vacina gratuitamente, agora, cabe aos pais e responsáveis procurarem o posto", observou.

Gripe - A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.


Fotos Relacionadas