Guarda Municipal cria Patrulhamento Escolar

23/02/2005 18:18:35 - Jornalista:

O diretor-presidente da Guarda de Macaé, Antônio Franco, baixou uma portaria criando o Patrulhamento Escolar que ficará sobre a coordenação da inspetora Patrícia Moura. O objetivo é fazer com que a Guarda Municipal faça o patrulhamento em todas as escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com o diretor de Departamento Jurídico, Ronaldo Fontes Linhares, serão empregados no projeto cinco Agentes municipais especialmente treinados e duas viaturas de radiopatrulhamento. Eles irão promover palestras educativas com as crianças, direcionadas a formação de cidadania. O trabalho abrangerá cerca de 123 escolas do município. “A equipe fará também uma análise interna e externa de cada unidade, observando a parte física das instalações para posterior conhecimento dos diretores”, falou.

Ronaldo destacou que os guardas que atuam no projeto são qualificados. São pais, formados em pedagogia, psicologia e advocacia. “Eles auxiliarão nas travessias e prestarão socorros aos alunos e professores, coibindo a presença de pessoas estranhas nas imediações das escolas”. Informou também que não pode ser proposto um trabalho único para todas as elas, porque cada uma vivencia um problema diferente.

Segundo a coordenadora, Inspetora Patrícia Moura, a corporação está pontuando as escolas. A partir disso, vai propor que o primeiro contato seja com diretores e vices-diretores das escolas e com o Colegiado Escolar, que, junto ao chefe da guarnição, discutirão quais os problemas mais comuns para desenvolver uma ação educativa. “Todos nós queremos uma solução educativa para o problema”, finalizou ela.