Guarda Municipal é destaque no desfile da cidade

01/08/2005 15:42:40 - Jornalista: Sérgio Lopes

Na última sexta-feira, dia 29, a Prefeitura de Macaé comemorou os 192 anos de emancipação política-administrativa da cidade com um desfile cívico e militar. Um dos destaques do evento, apontado pelas milhares de pessoas que assistiram ao desfile na avenida Carlos Augusto Tinoco Garcia (Linha Vermelha), foi a Guarda Municipal de Macaé. “A Guarda Municipal desfilou com alegria e garbosidade que a muito tempo eu não via assim na cidade”, falou o ex-militar, Márcio Pereira.

A corporação de Macaé se preparou ativamente para o desfile do município. Segundo o diretor-presidente, Antônio Franco, cerca de 400 homens, além de diversas viaturas e motos passaram pela avenida abrilhantando a festa. “Neste primeiro aniversário que estamos à frente da direção da Guarda Municipal comemorando os 192 anos da cidade, é uma alegria muito grande poder mostrar para a população todos os nossos projetos sociais”, disse ele.

De acordo com Antônio Franco, o dispositivo foi composto por dois grupamentos: um a pé - formado pela Banda Marcial, Guarda Bandeira, e cinco pelotões, entre eles o da Guarda Mirim formado por 43 meninos e 39 meninas - e outro motorizado, composto por 12 viaturas e quatros motos. “Nós sentimos orgulho de poder retribuir à população macaense, a confiança que ela está nos depositando para administrar a Guarda Municipal”, afirmou.

O presidente ressaltou também o trabalha social desenvolvido pela corporação, que está sendo integrado à comunidade como, por exemplo, a Guarda Mirim, o Patrulhamento Escolar, o grupamento de Rapel e de Pára-Quedismo. “A cada dia estamos mostrando a sociedade macaense que nosso cuidado maior, é com o povo”, declarou.

Antes do início do desfile, o Grupamento Especial de Rapel Tático fez uma exibição para o público, em descida vertical, utilizando técnicas de salvamento e resgate. “Com isso, a corporação está ampliando sua área operacional dentro do município, atingindo sua finalidade pública, ou seja, prestar o melhor serviço à população”, garante Franco.

“Com esta demonstração, a guarda almeja qualificar seu efetivo, a fim de prestar um melhor serviço para nós munícipes, atingindo a sua finalidade pública, que é o bem de todos”, comentou a professora Valéria Pinto.

Desfilando pela primeira vez, o grupamento dos Guardas-Mirins chamou a atenção do público presente, principalmente, dos centenas de adolescentes que se imaginavam no lugar dos colegas. “Eu gostaria de estar ali. Esse projeto é muito bonito porque possibilita aos jovens ter um tratamento que possa dignifica-los como pessoa”, argumentou a estudante Izabela Maria, 18 anos.

A Guarda Municipal é uma instituição que trabalha em contato direto com a população do município, atuando na proteção dos bens públicos em geral, como escolas, hospitais e praças. Tem como objetivo a busca pelo interesse da cidadania, visando o bem estar da coletividade. “É uma instituição para o munícipe e pelos munícipes, ou seja, é um grande bem do povo, pois, o respeita e é por ele respeitado”, finaliza