Guarda Municipal institui Grupamento Mirim

31/03/2005 18:30:30 - Jornalista:

A prefeitura de Macaé, através da Guarda Municipal, está desenvolvendo um novo projeto social, a Guarda Mirim. O projeto é uma parceria da Corporação com a Secretaria de Educação, vinculada ao Grupamento de Ronda Escolar. O programa atende a 80 crianças matriculadas nas unidades escolares de toda a rede pública municipal com idade entre 14 e 17 anos.

O objetivo é formar jovens com a finalidade de prepará-los para a vida profissional. O projeto consiste num curso de três meses de duração em horário alternativo ao do colégio. “Atendemos aos jovens do município que se encontram, principalmente, em carência social”, diz o agente Horta, um dos instrutores do curso.

Nele as crianças participam de atividades de cunho social, educativo e esportivo abrangendo aspectos de patriotismo, civismo, cidadania, meio ambiente e trânsito. Participarão também de eventos municipais e em campanhas educativas.

O Grupamento de Guarda Mirim está sendo instalado na corporação, tendo como sede experimental o próprio quartel da GM. Na segunda fase do programa as crianças da Guarda Mirim exercerão atividades de cunho social e educativa, juntamente com o Grupamento de Ronda Escolar.

Por ser um Grupamento atrelado à Guarda Municipal, possui o mesmo modelo de ordem unida, trabalhando desta forma aspectos de liderança e respeito. Os interessados a participar deste programa como voluntários, devem entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone (22) 2773-0440.

O Programa oferece escolaridade, resgatando a defasagem escolar com a aceleração de estudos e treinamento básico nos serviços administrativos, encaminhando e acompanhando adolescentes para empresas conveniadas, como aprendiz, onde permanecerão até os 18 anos.

Proposto pela nova diretoria da Guarda Municipal, o Programa Guarda Mirim traz em suas linhas a preocupação do diretor-presidente, Antônio Franco, em dar uma resposta efetiva à realidade social do país que coloca o problema da infância e da adolescência como questão em toda a esfera social.

“A ação do projeto se dá através de procedimentos que possibilitam a aquisição de hábitos, experiências e atitudes indispensáveis ao ajustamento do adolescente no trabalho produtivo e na convivência social”, explica Antônio Fraco.

O Agente Falcão, responsável pelo programa, explica que os menores de 14 anos não podem trabalhar no mercado formal de trabalho, mas que a partir dessa idade é possível o trabalho, desde que o adolescente esteja matriculado em curso de aprendizagem.

Também na coordenação do projeto, o agente Horta explica que a Guarda Mirim marca em suas iniciativas o compromisso de preparar o adolescente para o mercado de trabalho, diante das exigências de um mundo globalizado que se renova constantemente.

“É uma preparação para que eles se tornem mais ágeis e responsáveis para encarar os desafios da vida como profissional em diferentes espaços do mercado de trabalho”, finalizou ele.