Guarda Municipal moderniza departamentos para atender população

03/06/2005 18:07:08 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Guarda Municipal desde a sua criação vem trabalhando para ajudar no desenvolvimento do município. A atuação da corporação vai além da simples organização do tráfego da cidade. A preocupação com a qualidade do efetivo é uma constante, tanto que a diretoria está investindo na modernização do Departamento de Vigilância Patrimonial e Meio Ambiente (DEPATRI)

De acordo com o diretor do DEPATRI, major José Maria, existe o propósito do diretor-presidente, Antônio Franco de Carvalho, adquirir novos equipamentos e cursos em todas as áreas abrangidas pelo departamento. “O município cresce a cada dia com construção de novas escolas e unidades de saúde, além do incremento dos distritos e da região serrana”, disse.

O DEPATRI é formado por duas gerências subordinadas ao diretor-presidente da Guarda: vigilância patrimonial e meio ambiente. Os 223 guardas que compõem o departamento, estão sob o comando do major José Maria. Têm por objetivo promover e manter a vigilância dos prédios públicos e das áreas de preservação do patrimônio natural e cultural do município; fiscalizar a utilização adequada dos parques, jardins, praças e monumentos; além de outras atividades, voltadas para o bem do município e da sociedade.

A Gerência de Vigilância Patrimonial possui hoje 215 agentes, subordinados ao gerente Monteiro, com o intuito de guarnecer 60 postos fixos (instalações municipais) como escolas, prédios públicos, parques, praças e jardins. Já a Gerência de Meio Ambiente é composta de oito guardas comandados pelo gerente Viveiros, tendo como objetivo propiciar apoio à equipe de guarda-vidas na proteção a orla e praias do município; à secretaria de Meio Ambiente na ação de reintegração de posse de áreas invadidas, proteção e preservação nas áreas de turismo ecológico como as cachoeiras da região serrana.

O major José Maria ressalta ainda a participação da coordenadoria do Patrulhamento Escolar, tendo a frente dos trabalhos a Inspetora Patrícia Moura, cujo objetivo promover palestras e orientações quanto ao procedimento nas escolas. Segundo ele são empregados no projeto cinco agentes municipais especialmente treinados e duas viaturas de radiopatrulhamento. “Eles promovem palestras educativas com as crianças, direcionadas a formação de cidadania”, citou, completando que o trabalho abrange cerca de 126 escolas do município. “A equipe faz também uma análise interna e externa de cada unidade, observando a parte física das instalações para posterior conhecimento dos diretores”.

No início, segundo o Major os guardas municipais eram chamados de “guardas de jardim”, pois como não podiam prender ninguém, suas atividades se limitavam a tomar conta das praças. “Quando acontecia de se constatar a presença de um marginal, os guardas tinham que se deslocar até a delegacia mais próxima para informar aos policiais”, comentou.

De acordo com o diretor-presidente Antônio Franco, a Guarda Municipal de Macaé dedica especial atenção à formação dos seus profissionais. Para iniciar na carreira, o agente da Guarda necessita ser aprovado em concurso público, passar por um curso de formação profissional, mostrando ter bom nível de conhecimentos gerais, além de possuir boa resistência física. “Ingressando na Corporação, tem oportunidade de freqüentar cursos de especialização para ter condições de exercer outras atividades especiais”, concluiu.