Guarda Municipal reativa Grupamento Salva-Vidas

22/02/2005 17:48:32 - Jornalista:

Com o objetivo de dar mais segurança aos banhistas que freqüentam as praias do município, a Guarda Municipal de Macaé, com o apoio do Corpo de Bombeiros, reativou uma equipe que, há três anos, estava extinta. Trata-se do Grupamento de Salva-Vidas. A formatura dos agentes foi em 2001. Para fazer parte do grupamento é necessário preparo físico de atleta e conhecimento de técnicas de resgate dentro e fora dágua.

Natação é um pré-requisito. Cerca de 40 agentes passaram por cinco semanas de treinamento puxado, com curso de primeiros socorros e simulações de resgate. Devido ao rigor dos treinos, apenas 15 foram aprovados. O profissional mantém a resistência aeróbia, correndo ou nadando cerca de uma hora diária. O treinamento inclui também três a quatro sessões de musculação por semana - sempre com trabalho de resistência.

O inspetor Viveiros, da Guarda Municipal, afirma que a preparação é fundamental para o sucesso da equipe numa ação de resgate. "Para saber agir no momento de crise, o guarda tem que estar bem preparado tanto física quanto emocionalmente para poder assistir à vítima”, diz. A equipe é formada também pelo sub-inspetor Arnaldo, os agentes Carlos Almir, Barreto, Nelsoney, Corrêa, Ibanês e Siqueira. O grupamento possui como equipamento dois torpedos e quatro nadadeiras.
Apesar de considerar a melhor parte da profissão o momento que alguém é resgatado, Viveiros explica que o mais importante é prevenir. "Temos que tentar evitar os problemas, por isso é importante conversar com as pessoas e explicar o que pode ser perigoso". O grupamento vem atuando desde o dia 22 de janeiro, auxiliando o Corpo de Bombeiros no trabalho de resgate, realizando até hoje, 22 salvamentos na praia dos Cavaleiros.

A preparação dos salva-vidas é intensa para alcançar a boa forma na alta temporada, quando os turistas invadem as praias e o trabalho é dobrado. Com o objetivo de ganhar resistência e força, o treinamento é dividido em corridas, natação e musculação. O Major José Maria, responsável pelo departamento de Patrimônio e Meio Ambiente, fala que a preparação durante a temporada inclui somente o trabalho de manutenção.