Guardas mirins cursam História Regional no Solar dos Mellos

27/02/2019 09:58:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Bruno Campos

Jovens aprendem sobre Macaé nos períodos Colonial, Imperial e Republicano

Os estudantes aprovados no processo seletivo para a Guarda Mirim de Macaé estão fazendo curso de preparação para desempenhar a suas atividades em postos públicos. A formação da Guarda Mirim, que tem duração de três meses, está sendo abraçada por diversos órgãos municipais, entre eles a Secretaria de Cultura. Todas as terças-feiras, no Solar dos Mellos – Museu da Cidade, os alunos participam do curso de História Regional, que faz parte do programa de Educação Patrimonial Municipal, vinculado ao programa nacional Integração Museu-Escola. As turmas também participaram do projeto Visita Guiada, que é parte dos mesmos programas.

O curso de História Regional que está sendo oferecido para duas turmas de cerca de 40 alunos é dividido em três módulos: Macaé Colônia, Macaé Império e Macaé República. “Esta formação não é apenas importante por proporcionar identidade e pertencimento aos jovens, como também por estar os preparando para atuar em repartições de diferentes setores municipais. Eles estarão aptos para prestarem informações sobre o município aos cidadãos e a turistas com segurança”, disse o historiador que ministra o curso, Bruno Rodrigues.

Mas o currículo vai além de história, símbolos e aspectos da administração municipal, a disciplina e a postura adequadas aos ambientes de trabalho também têm um espaço de destaque. Os jovens são orientados para que sejam encaminhados ao mercado de trabalho ao completarem 18 anos. A turma da manhã tem aulas das 9h30 às 11h30 e a da tarde das 13h30 às 17h.

"As atividades da Guarda Mirim têm carga horária diária de quatro horas, em horário alternativo ao da escola. São jovens entre 14 e 17 anos que recebem bolsa-auxílio mensal de meio salário-mínimo. Nós prestamos orientações sobre cidadania, disciplina, meio ambiente, e práticas que vão auxiliar a inserção destes jovens no mercado de trabalho", destaca o coordenador da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Carlos Rodrigues.

O estudante do 8º ano do Colégio Municipal Dr. Claudio Moacyr de Azevedo, do Parque Aeroporto, Ian Carlos de Oliveira, foi um dos aprovados no processo seletivo para a Guarda Mirim. “Estamos aprendendo sobre comportamento e postura. Não paro mais em casa, mas penso que vai valer a pena para o meu futuro. Já é um começo para mim”, frisou.

Visita Guiada e Lugares de Memória

Os grupos que quiseram marcar para participar dos projetos do Programa de Educação Patrimonial do Município devem entrar em contato pelo telefone 2759-5049, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A marcação é necessária apenas para grupos formados por no mínimo dez pessoas. As atividades são restritas a até quarenta visitantes. O agendamento também pode ser feito pessoalmente no Solar dos Mellos, localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Os grupos precisam ter transporte próprio.

Enquanto o ‘Visita Guiada’ acontece no museu, o 'Lugares de Memória', realizado sempre às quartas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, consiste em um tour histórico, turístico e cultural pelo Solar, pelo Forte Marechal Hermes e pela Igreja de Sant'Anna. O programa pretende oferecer a moradores e visitantes, especialmente a estudantes e a professores, a oportunidade de conhecer a história de Macaé e de seu patrimônio arquitetônico e cultural, para a promoção de pertencimento, identidade, cidadania e conhecimento.