Guardas municipais participam de curso de salvamento em cachoeiras

23/03/2005 18:09:28 - Jornalista:

Para dar mais segurança aos banhistas que freqüentam as cachoeiras da região serrana do município, a Guarda Municipal de Macaé, em uma ação conjunta com a secretaria de Meio Ambiente e com o apoio do Corpo de Bombeiros, realiza um curso de salvamento aos agentes do Grupamento de Salva-Vidas que atuarão na serra macaense. O treinamento é efetuado nas cachoeiras do Sana, distrito de Macaé.

O objetivo é capacitar a equipe para guarnecer as cachoeiras da região. Durante o curso, que tem duração de três dias e termina amanhã (24), os guarda-vidas estão recebendo instruções de descida em rapel, salvamento em corredeiras, transportes de vítimas graves, noções de primeiros socorros, entre outros.

O Grupamento de Salva-Vidas foi formado em 2001. De acordo com o Inspetor Viveiros, é necessário ter preparo físico de atleta e conhecimento de técnicas de resgate dentro e fora d`água.

Segundo o inspetor, a equipe foi criada para atender um desejo antigo da comunidade que durante o verão, carnaval e feriados prolongados - como este da Semana Santa – recebe grande número de turistas a fim de conhecer as belezas do local.

Conforme o diretor-presidente, Antônio Franco, a Guarda Municipal desde a sua criação trabalha para o desenvolvimento do município. A atuação da corporação vai além da simples organização do tráfego da cidade. “A preocupação com a qualidade do efetivo da corporação é uma constante, pois, o município cresce a cada dia com construções de novas escolas, unidades de saúde, além do incremento dos distritos e da região serrana”, declarou.

De acordo com Antônio Franco, o Grupamento de Vigilância de Patrimônio Público, no qual está incluído o Grupamento de Salva-Vidas, é composto de 410 guardas que trabalham em regime de escala de serviço. “Hoje atendemos cerca de 82 pontos entre secretarias, postos de saúde, escolas, praças e eventos em geral, inclusive na região serrana”, finalizou.