Guardas Municipais são preparados para proteger autoridades

10/08/2005 14:54:51 - Jornalista: Sérgio Lopes

Diante da necessidade de ter sempre em seu contingente um grupamento treinado para proporcionar segurança às autoridades que visitam o município, a Guarda Municipal de Macaé preparou alguns de seus agentes através de um curso intensivo de Proteção de Dignitários (Autoridades).

O curso foi realizado numa parceria com a ACADEPOL (Academia de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro), custeado pela corporação macaense. O treinamento foi elaborado nos moldes da polícia americana. As aulas estão sendo ministradas por instrutores formados pela polícia de Los Angeles, que passaram todas as informações para o grupamento.

De acordo com o assessor de Seleção e Cursos, Luiz Carlos Seixas, a nova diretoria investirá em novos cursos de formação. “O intuito é preparar ainda mais a Guarda Municipal para desenvolver sua atividade principal, que é a segurança pública”, disse.

Cerca de 70 agentes foram submetidos a vários testes, incluindo psicotécnico e entrevistas individuais. Os participantes tiveram aulas teóricas e práticas das disciplinas de segurança de dignitário, direção defensiva e ofensiva; armamento e tiro; relações interpessoais, defesa de terceiros, pronto-socorrismo, cerimonial e etiqueta. Devido ao alto grau de complexidade, apenas 21 guardas foram selecionados sendo, quatro deles, do sexo feminino.

Segundo Luiz Carlos, hoje os agentes da Guarda Municipal possuem uma formação específica para a segurança de autoridades. A importância desse treinamento é poder oferecer um tipo de serviço que não é comum, dando segurança aos seus próprios dignitários e qualificando a corporação. Os agentes receberam porte de arma da Secretaria de Segurança Pública do Estado. “Esse treinamento tem grande importância para os agentes da guarda, porque nossos membros atuam na segurança não só do prefeito, como naqueles que visitam nosso município”, informou.

De acordo com o gerente Milton Neves, um dos integrantes do grupo, a principal função dos Agentes de Segurança é prevenir e proteger as autoridades de quaisquer tipos de ameaça, inclusive a armada. “Os agentes da guarda municipal formados pela Academia de Polícia estão preparados para fazer a segurança de qualquer autoridade, seja ela, Federal, Estadual ou Municipal, desde que, seja solicitado o nosso apoio”, garante ele. De acordo com a ACADEPOL o número de ataques a autoridades diminuiu cerca de 80%, após, serem adotados esses métodos de segurança.

Segundo Milton, o curso procurou integrar e padronizar as técnicas de segurança as autoridades praticadas pelas polícias Federal, Militar e Civil. "Muitas vezes as polícias vão ter que trabalhar juntas e para isso precisam de um padrão de trabalho, sempre respeitando as atribuições legais de cada uma", ressaltou.

Luiz Carlos, assessor de Seleção e Cursos, disse que o diretor-presidente, Antônio Franco, atento a essa atividade vem proporcionando outros cursos nesse sentido como o de Tática de Controle e Tática de Abordagem, voltados para dar maior segurança aos munícipes, viabilizando o desenvolvimento de um projeto de segurança municipal. “Nosso presidente reestruturou a guarda municipal dando maior ênfase à parte de segurança. Serão instauradas várias inspetorias regionais da própria corporação em alguns setores da administração com viaturas controladas por sistema GPS para maior controle em todo o município”, finalizou.