Igualdade racial em discussão em Macaé

09/05/2005 17:51:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A igualdade racial esteve em pauta no sábado, 7 de maio, no Centro de Convenções Roberto Marinho, com a realização da I Conferência Municipal de Políticas de Prromoção da Igualdade Racial, um evento organizado pela prefeitura de Macaé e Fundação Macaé de Cultura e que contou com um público interessado, formado por representantes de entidades que fazem parte do movimento negro no município e outras cidades da região.

O evento, que contou com a presença do vice-prefeito, Carlos Augusto de Paula, do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio César de Barros, da deputada estadual Jurema Batista (PT), da vereadora Marilena Garcia, foi presidido pela presidente da FMC, Ivana Mussi. O objetivo foi a preparação para participar das conferências estadual e nacional sobre o assunto, que acontecem, respectivamente, no final desta semana e em junho. Outros objetivos da I Conferência foram traçar planos de políticas públicas municipais que atendam as minorias étnicas raciais e contribuir para a elaboração do plano Estadual e Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

O evento teve como tema “Onde vocês esconde seu racismo? – Eliminação da Distribuição e Uma Política Pública para o Município de Macaé”.

A conferência foi desenvolvida em três etapas: mecanismo de reprodução do racismo, das desigualdades raciais no estado e na sociedade; tratados, compromissos internacionais, convenções e objetos de acordo assumidos pelo Brasil sobre desigualdades; e questão de gênero, religiosidade, cultura para populações etnicamente desfavorecidas.

Pela manhã, o professor da Universidade Cândido Mendes (UCAM), Amaury Mendes. Amauri Mendes ministrou uma palestra com o tema ”A Promoção da Igualdade Racial”. À tarde, os participantes se reuniram para discutir o tema “Estado e Sociedade na Promoção da Igualdade Racial”. A deputada Jurema Batista ressaltou a importância das conferências que focalizam a igualdade racial no país. Depois das palestras e discussões, foram eleitos oito delegados que representarão o município na conferência estadual

De acordo com a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, os delegados foram eleitos através de votação, representando o município e irão acompanhar as políticas públicas. “Um fórum elegeu seis representantes e o governo municipal escolheu mais dois”, explicou Ivana.

A presidente explicou ainda que em todo o Brasil estão sendo realizadas conferências de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. No estado do Rio, 54 municípios já realizaram as suas. Ela acrescentou que essas conferências são resultado do Tratado de Derban criado através de um encontro, na cidade de Derban, na África do Sul, em 2001, quando o Brasil levou uma delegação de 600 pessoas que participaram das inúmeras discussões sobre políticas raciais.

A I Conferência foi encerrada com uma roda de capoeira.