Iluminação: 59 mil serviços realizados em 2018

13/08/2018 12:58:00 - Jornalista: Mônica Torres

Foto: Arquivo Secom

Cidadão pode ligar para 156 de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h ou passar mensagem para o número de WhatsApp (22) 99810-9845

O trabalho de manutenção da Coordenadoria de Iluminação Pública de Macaé (CIP) é intenso e segue por todos os bairros e distritos do município. Nos primeiros sete meses do ano foram executados 59.435 serviços, entre troca de lâmpadas, reatores, base de relé, relé fotoelétrico e cabeamento/fios.

As ações da CIP são rotineiras, acionadas pelas solicitações dos moradores e também pelas rondas diárias das equipes. Os bairros com mais demandas neste período foram Centro, Sol Y Mar, Costa do Sol, Aeroporto, Lagomar e Barra. Já na Região Serrana, o maior número de assistências foi na Bicuda Grande, Frade e Córrego do Ouro. Já na cidade, na orla e nas ruas transversais do bairro Cavaleiros a equipe atua toda segunda-feira.

A CIP conta hoje com cinco equipes, trabalhando dia e noite. O coordenador de Iluminação Pública, Marcelo Oliveira, ressalta: “O apoio da população ao nosso trabalho é fundamental, por isso, fazer as requisições nos canais corretos nos auxiliam, uma vez que cada pedido gera um número de protocolo específico".

Vandalismo urbano

O vandalismo pode ser constatado em relação aos serviços de iluminação pública do município, mas também nos muros pichados, escolas com carteiras e lousas avariadas e muitas vezes queimadas, equipamentos eletrônicos furtados, praças com bancos destruídos, quadras esportivas com alambrados danificados, lixeiras quebradas, entre outros, causando prejuízos aos cofres públicos.

Especificamente, a iluminação pública também tem sido alvo constante de vandalismo. Além das lâmpadas quebradas, quilômetros de fios usados na iluminação pública são furtados. E é necessário substituir tanto as lâmpadas, como os fios, todos os meses.

Segundo informações repassadas pela Coordenadoria, o município substitui uma média de 80 lâmpadas por mês, no valor aproximado de R$2.500. Em relação aos fios, o vandalismo causa a substituição de uma média de 600 metros (15 vãos) de fios, com custo de cerca de R$1.800.

O coordenador Marcelo Oliveira reitera que “só no mês passado, tivemos fios furtados nos bairros Aroeira, Granja dos Cavaleiros e Imburo. Por estes motivos, a Cip teve que adquirir, isto é, pagar, três vezes mais cabos no mês de julho para repor, por motivos de vandalismo”, lamenta. Estes recursos, ainda informou o coordenador, poderiam ser investidos em melhorias na rede de distribuição de energia de todo o município.

Disque luz

O cidadão que quiser pedir serviços de reparos de iluminação pública pode passar mensagem para o número de WhatsApp (22) 99810-9845. O solicitante também pode ligar para o 156. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h. A ligação é gratuita quando realizada de um telefone fixo.

Para fazer o requerimento, é necessário que a pessoa informe o nome, rua, bairro e o número de residência mais próxima ao ponto apagado, intermitente ou piscando, ressaltando também quantos pontos apagados e a referência. Os prazos para atendimento e o número do protocolo são fornecidos.


Fotos Relacionadas