IMMT abre inscrições para curso de Medição Dimensional

23/05/2005 09:14:45 - Jornalista: Sérgio Lopes

Buscando obter resultados iguais aos da primeira turma, a Secretaria de Municipal de Ciência e Tecnologia abre, a partir desta segunda-feira, dia 23, inscrições para o curso de Medição Dimensional.

Devido às características técnicas, no mês passado, o curso teve uma grande procura. Em função disso, uma segunda turma já está sendo formada. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 30 deste mês.

De acordo com o diretor financeiro do Instituto, Luiz Guilherme de Matos, os interessados devem se apressar, pois, as vagas são limitadas a apenas 10 participantes por turma.

Segundo o diretor técnico João Carlos Sant’Anna, o curso será dividido em duas turmas por mês, com duração de 12 horas/aulas. Conta ainda com apoio dos GEPS (Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços nas Indústrias de Petróleo) e ACIM (Associação Comercial e Industrial de Macaé). “Este curso é uma das iniciativas da prefeitura de Macaé, visando fornecer as empresas um aperfeiçoamento profissional nas áreas de projetos, montagem e medição dimensional”, disse ele.

João informou também que tanto as aulas teóricas quanto à parte prática serão ministradas na sede do IMMT “O objetivo é fornecer informações básicas necessárias para os profissionais que iniciavam suas atividades, bem como, aprimorar os conhecimentos daqueles que trabalham nessa área”.

Durante as aulas serão abordados a importância da medição dimensional e usa definição; uso e manutenção dos principais instrumentos de medição; campos de aplicação, além dos conceitos fundamentais da Metrologia, Sistemas de Unidades, critérios de seleção. Os instrumentos estudados vão ser Paquímetros, Micrômetros, Comparador de Diâmetros Internos e Relógios Apalpador e Comparador. “Este curso que o município oferece agregará valor à mão de obra local, aumentando o grau de especialização dos profissionais”, afirma o diretor técnico.

Uma das metas da secretaria de Ciência e Tecnologia, de acordo com João Sant´Anna é promover a melhoria contínua dos profissionais. “Para que a qualidade dos produtos e serviços fornecidos em Macaé, venham atender as necessidades das empresas da região. Quem quiser obter mais informações é só ligar para o Instituto, através do telefone (22) 2791-3871”, finaliza.