IMMT passa por reestruturação

21/01/2005 17:23:40 - Jornalista:

Quando você abastece seu carro, pesa sua comida no restaurante a quilo ou mesmo penhora uma jóia num banco, qual a confiabilidade que você tem nos instrumentos de medida? A confiança metrológica está inserida no cotidiano da comunidade, empresas, indústrias, comércio, saúde, entre outros. De olho na importância do órgão que faz a calibração dos aparelhos de medição, o prefeito Riverton Mussi Ramos criou a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. A nova secretaria agora é responsável pelo IMMT (Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia); pela incubadora de tecnologia e inovação; pela coordenação de pesquisa, ciência e tecnologia e pela coordenação de petróleo, gás e energia. “É esse conjunto que integra a secretaria. Estamos reativando os instrumentos de calibração dos laboratórios, trabalhando para ajudar a comunidade”, explicou o novo secretário, Guilherme Mendes Spitzman Jordan.

Preocupado com a qualidade do IMMT, o novo secretário realizou um workshop, com os funcionários, no dia 21 de janeiro, visando a reestruturação do Instituto com a finalidade de proporcionar um acesso mais fácil para a comunidade na área da metrologia e da tecnologia. O IMMT está na última fase de creditação do laboratório de pressão pela RBC (Rede Brasileira de Calibração) para receber o certificado do INMETRO. “As demais áreas (dimensional, temperatura, elétrica, massa, densimetria, vidraria e audiometria) estão em fase de certificação pelo Instituto”, disse o secretário, completando que o órgão tem laboratórios de ponta tão bons quanto os do INMETRO.

O Instituto é uma autarquia municipal criada em 2001, e, que agora está sendo reestruturada. “Nós estamos ampliando as atividades do Instituto, realizando convênios com instituições macaenses e outros órgãos, voltados para a tecnologia em todo o Brasil. O foco do IMMT é a disseminação da metrologia e do desenvolvimento tecnológico”, informou Guilherme completando que o certificado de instrumentos de medição é fundamental para a confiabilidade metrológica.

O carro-chefe do Instituto é o laboratório de pressão, que calibra todos os medidores, desde o calibrador de pneus até os das linhas de gás das plataformas de petróleo. Segundo o secretário, na Bacia de Campos existe em ordem de grandeza, cerca de 50 mil manômetros (medidores de pressão) que têm de ser calibrados uma vez por ano.

O secretário de Ciência e Tecnologia avisa que a partir de fevereiro estará disponibilizando, através do IMMT, cursos de “Confiabilidade Metrológica” para profissionais atuantes na indústria do petróleo. A primeira turma, de no máximo 10 alunos, começará o curso na segunda quinzena de fevereiro. Além desse curso, o Instituto estará lançando em breve, em parceria com a secretaria de Trabalho e Renda, o curso de “Levantamento Dimensional”, que visa a melhor qualificação dos profissionais que atuam na manutenção mecânica na indústria de petróleo.